Salão Nobre da Câmara recebe exposição sobre vitiligo

Mostra conta com imagens de 11 pessoas com vitiligo e busca desmistificar a doença (Foto: Jenyffer Previtalli)

Com o tema “Vitiligo: Meu lugar ao sol”, a exposição de fotografias que trata da conscientização sobre a doença crônica será aberta nesta segunda(3), às 10h, no hall do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

O projeto foi idealizado por Maika Celi Amancio, pela fotógrafa Jenyffer Previtalli e as maquiadoras Regina Giácomo, Duan Nemeth e Pamella Perola.

Por meio da captação de imagens de 11 pessoas com vitiligo, o projeto busca desmistificar as dúvidas sobre a doença, que é caracterizada pela perda da coloração da pele, causada pela diminuição de células produtoras de melanina, não contagiosa e indolor.

A idealizadora Maika comentou que a realização da exposição é imprescindível para a conscientização sobre a doença e inclusão de pessoas com vitiligo. “A exposição trabalha a autoestima, o empoderamento, o amor próprio e mostra que pessoas com vitiligo podem viver uma vida normal e buscar o ‘seu lugar ao sol” comentou.

O projeto tem relação com o Dia Municipal de Conscientização Sobre o Vitiligo, implementado por meio da lei 9.161/2019, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que é apoiador da mostra.

“Queremos conscientizar a população sobre o respeito com as pessoas que têm vitiligo”, disse o parlamentar.

A exposição permane no hall do Salão Nobre da Câmara até o dia 7 de junho. Depois será exibida no Senac (rua Santa Cruz, 1.148, bairro Alto), dos dias 10 ao 14; no Fórum de Piracicaba (rua Bernardino de Campos, 55, bairro Alto), entre os dias 17 e 21; e novamente no hall do salão nobre da Câmara, dos dias 24 ao 30. O funcionamento da Câmara de Vereadores é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.