• Salvador, a capital da alegria
  • Salvador, a capital da alegria
  • Salvador, a capital da alegria

Salvador, a capital da alegria

Fundada como “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, mas nacionalmente e mundialmente conhecida apenas como Salvador, a capital e principal cidade da Bahia é também a maior do Nordeste. A cidade tem uma cultura e atrações riquíssimas, além de um povo muito animado e acolhedor, que faz jus ao apelido da cidade de “Capital da Alegria”. Salvador é única e seus pontos turísticos a tornam um lugar especial, que faz todos que a visitam fazerem um novo roteiro para a próxima viagem ao Nordeste.

ELEVADOR LACERDA

Primeiro elevador urbano do mundo, o Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de Salvador, presente nos principais cartões-postais. O local liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta até a Praça Cayru, no bairro do Comércio. É usado pelo povo local como um meio de transporte, porém os visitantes não podem perder a chance de explorar o elevador, já que na parte de cima a vista para a praia do porto da barra é simplesmente maravilhosa.

MERCADO MODELO

O Mercado Modelo foi construído em 1861 para funcionar como uma Casa de Alfândega. Mais de 150 anos depois, o local mantém a sua arquitetura neoclássica original, tendo sobrevivido a dois incêndios nos anos de 1969 e 1984. Para a felicidade da cultura e história baiana e brasileira o local continua de pé e com centenas de atrativos.

PRAIA DO PORTO DA BARRA

Praia mais próxima do Centro, a praia do Porto da Barra chama os visitantes por meio do Elevador Lacerda. O local contém águas limpas e é procurada pelos turistas e pelos próprios baianos durante toda a semana. O pôr do sol é belíssimo, sendo um atrativo para o turista ficar durante toda à tarde. Ao cair da noite, a iluminação noturna deixa o local deslumbrante.

IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Localizada no Centro Histórico de Salvador, a Igreja e Convento de São Francisco não pode ficar de fora do roteiro de viagem. O templo foi construído entre os séculos 17 e 18. O local tem uma fachada simples, porém os turistas são avisados pelos guias para entrarem de olhos fechados, já que a vista interna é magnífica, com obras de arte folheadas a ouro. Uma experiência única.

PELOURINHO

O bairro é facilmente identificado por suas casas coloridas, dando todo o charme presente na cultura baiana. O Pelô, chamado carinhosamente por seus moradores e pelos turistas, possui ruas de pedras, impossibilitando a passagem de carros, sendo ideal para as longas caminhadas para contemplar o local. No Largo do Pelourinho está localizado o maior conjunto de igrejas barrocas de toda a América.

ARENA FONTE NOVA

Construída no mesmo local da antiga Fonte Nova e reinaugurada em 2013, a “nova” Arena Fonte Nova é o principal estádio da Bahia e o local ideal para os apaixonados por esporte. O local recebeu jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. A Arena também recebeu jogos das Olimpíadas 2016 e receberá partidas da Copa América deste ano, inclusive o jogo do Brasil diante da Venezuela. Normalmente o local é a casa EC Bahia, que disputa a primeira divisão do Brasileirão.

Mauro Adamoli