San Juan está na Bienal da Caricatura

Artista participa da Exposição Astros do Cinema, que abre hoje, no Centro Cultural de Botafogo (RJ). ( Foto: Claudinho Coradini /JP)

O caricaturista e designer gráfico piracicabano Érico San Juan é artista convidado da Bienal Internacional da Caricatura – Brasil, no Rio de Janeiro, pela terceira vez consecutiva. Érico San Juan participa da exposição Astros do Cinema, que reúne trabalhos de 30 caricaturistas brasileiros, vários deles selecionados ou premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como Eduardo Baptistão, Chico Caruso, Amorim, Cláudia Kfouri, Aroeira. A exposição Astros do Cinema abre hoje, às 18h30, e as visitações vão até 28 de fevereiro, no Centro Cultural Solar de Botafogo, à rua General Polidoro, 180, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A 3ª edição da Bienal Internacional da Caricatura – Brasil conta com a organização e a curadoria geral de Luciano Magno, autor do livro História da Caricatura Brasileira.

Nessa 3ª edição da Bienal Internacional da Caricatura – Brasil, as exposições em homenagem ao cartunista Lan, Luiz Sá e Álvarus estão no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro e as demais estão na capital fluminense. A Bienal conta a história do Benequinho – criado pelo chargista Luiz Sá (1907-1979) -, que em 2018, apesar da aparência de menino, completou 80 anos. Na mostra paralela Astros do Cinema, Érico San Juan participa com caricatura do ator John Wayne, astro clássico de Hollywood. Nas edições anteriores da Bienal Internacional da Caricatura, o artista piracicabano participou com caricaturas do compositor Noel Rosa e da cantora Elis Regina e do caricaturista Raul Pederneiras.

Érico San Juan é ilustrador profissional desde 1991. Além da Bienal Internacional da Caricatura, San Juan já participou de mais de 60 exposições coletivas e individuais, com destaques para mostras no Museo de Humor Gráfico Diógenes Taborda, na Argentina, e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Comecei aos 15 anos e já são quase 30 anos de atuação. Comecei a dar maior enfase às caricaturas a partir de 2011”, conta.

Nessas quase três décadas de atuação, Érico San Juan destaca que a internet facilitou bastante para que artistas se inscrevam e participem de exposições variadas, “furando” as barreiras da distância. Outro fator que também mudou com o passar dos anos, afirma o artista, é a tecnologia cada vez mais avançada. “Como sou designer gráfico, uso bastante computador, mas apesar da tecnologia, a essência da criação não muda. Faço caricaturas minimalistas, o que exige muita precisão e podem levar até quatro horas de produção. Somente faço caricaturas manualmente, ao vivo, quando estou mais relaxado, em intervalos de exposições, em menos de cinco minutos”, comenta.

SERVIÇO — Astros do Cinema – Exposição da Bienal Internacional da Caricatura – Brasil: abertura hoje, às 18h30, no Centro Cultural Solar de Botafogo, à rua General Polidoro, 180, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Encerramento: 28 de fevereiro de 2019. Mais informações, pelo telefone: (21) 2543-5411.

(Eliana Teixeira)