Santos busca o vice-campeonato diante do Athletico-PR

Peixe precisa da vitória para terminar no segundo lugar e garantir o prêmio de R$ 31,35 milhões. (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos enfrenta o Athletico Paranaense hoje, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. O Peixe está na segunda posição, com 71 pontos, e se vencer a equipe paranaense, chegará a 74 pontos, não poderá mais ser ultrapassado pelo Palmeiras e conquistará o vice-campeonato brasileiro, desembolsando R$ 31,35 milhões, valor 175% maior em relação ao vice-campeão do ano passado. O Furacão, campeão da Copa do Brasil, está na quinta posição, com 60 pontos e, assim como o Alvinegro, também está garantido na próxima Libertadores.

O meio-campista Evandro (cria do Athletico-PR) foi o destaque do Santos na última partida, com um gol e uma assistência diante da Chapecoense, e falou sobre finalmente marcar com a camisa do Nhô Quim. “Estava ansioso para marcar meu primeiro gol com a camisa do Santos. Já havia dito que nunca tinha ficado tanto tempo sem fazer um gol. Mas são coisas que acontecem. Já aconteceu com tantos jogadores. Tem que saber lidar com isso e continuar treinando. Poderia não ter saído no domingo e minha maneira de treinar, pensar e como vejo o jogo não mudaria. Mas o bom é que saiu e eu estou feliz por isso”, disse o jogador.

O técnico interino Eduardo Barros falou a partida diante dos paulistas, dizendo que a equipe buscará a vitória com o melhor que terá a disposição. “Respeitaremos o Santos, mas jogaremos para manter a nossa invencibilidade de 11 partidas. Queremos fazer uma boa partida, continuar dando oportunidade para todos os jogadores que ainda não atuaram em meu comando. Queria ter dado a chance para um ou dois no último jogo, porém não foi possível em razão de contusões e expulsões. Sentamos com a comissão técnica e com isso colocaremos a melhor equipe possível para enfrentar o Santos”, analisou o treinador.

Caso conquiste um empate no Paraná, o Alvinegro fará sua melhor campanha na era dos pontos corridos com 20 equipes, alcançando 72 pontos, superando a marca obtida em 2016. Se vencer os dois jogos restantes, a equipe chegará a 23 vitórias (ultrapassando a marca de 22, também conquistada em 2016) e caso não perca nas próximas partidas, terminará com a menor quantidade de derrotas nos pontos corridos, já que sofreu apenas sete, enquanto que o recorde do clube é de 2017, com nove derrotas.

O Alvinegro Praiano já é a equipe com mais vice-campeonatos na história do Brasileirão, com sete (1959, 1966, 1983, 1995, 2003, 2007 e 2016), sendo que os dois primeiros foram da época em que a competição se chamava Taça Brasil. São Paulo e Internacional aparecem na sequência, com seis vices cada.

No primeiro turno, as equipes empataram em 1 a 1, gols de Carlos Sánchez para o Santos, e Braian Romero para o Athletico-PR. No último confronto entre as equipes em Curitiba, válido pelo Brasileirão de 2018, terminou com vitória do Furacão por 2 a 0, gols de Thiago Heleno e Guilherme. O último triunfo Alvinegro sobre os paranaenses no Sul foi pelas oitavas da Libertadores de 2017, ao vencer por 3 a 2, com dois gols de Kayke e um de Bruno Henrique, com Nikão e Éderson marcando para os mandantes.

Mauro Adamoli

[email protected]