Santos e Corinthians fazem clássico antes da Copa América

Santos e Corinthians se enfrentam pela quinta vez em 2019, sendo a quarta em uma competição (Foto: Ivan Storti | Santos FC)

Santos e Corinthians se enfrentam hoje, às 21h30, na Vila Belmiro, em Santos, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro 2019, o último jogo entre as equipes antes da parada para a Copa América 2019. O Peixe é o atual vice-líder, com 17 pontos e pode chegar a liderança em caso de vitória no clássico e tropeço do Palmeiras no dia seguinte. O Corinthians está na décima posição, com 12 pontos e um jogo a e menos (a partida contra o Goiás ainda não foi remarcada) e precisa de um triunfo para terminar na parte de cima da tabela.

O Santos vem de vitória sobre o terceiro colocado Atlético-MG eu meia Jean Mota destacou o que o triunfo diante dos mineiros foi essencial para a equipe entrar motivada diante do Corinthians. “A gente sabe que o clássico é um jogo muito difícil, mas vir de uma vitória dentro da nossa casa nos dá uma confiança maior para que a gente possa conquistar mais um triunfo e acabar os jogos antes da Copa América na parte de cima da tabela”, disse Jean Mota, que marcou um gol e deu uma assistência na vitória contra o time mineiro.

Jean Mota marcou um gol contra o Atlético-MG (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

No Corinthians, que folgou no domingo e voltou aos treinos na última segunda-feira (10), o técnico Fábio Carille confirmou que o uruguaio Bruno Méndez, que fez sua estreia diante do Cruzeiro, será titular contra o Santos, em razão da contusão sofrida por Michel Macedo, em Belo Horizonte, além de falar da situação do atacante Vagner Love. “A lesão do Michel é muito recente, foi no sábado e ele está fora. O Méndez é quem vai jogar ali na lateral. O Vagner vai passar por exames e ainda vamos analisar”, disse Carille.

Bruno Méndez estreou contra o Corinthians na partida passada (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Esse será o quinto confronto entre Santos e Corinthians em 2019, sendo que o quarto por uma competição oficial e o primeiro pelo brasileiro. O confronto está empatado neste ano, com uma vitória para cada lado e dois empates. Os três primeiros jogos foram na Arena Corinthians. O primeiro foi um amistoso entre as equipes uma semana antes do começo do Paulistão e terminou empatado em 1 a 1, gols de Gustavo para o Timão e Pedro Henrique (contra) para o Peixe. O segundo foi pela primeira fase do Paulista e terminou empatado em 0 a 0. Por fim, os dois jogos da semifinal, sendo que o Corinthians vence em sua Arena por 2 a 1, gols de Manoel e Clayson, com Derlis González marcando para o Alvinegro Praiano; e o Santos triunfou por 1 a 0 no Pacaembu, gol de Gustavo Henrique. Na disputa por pênaltis, o timão venceu por 7 a 6 e avançou para a final.

Nos últimos quatro jogos entre as equipes no Brasileirão com mando de campo do Santos, o Peixe venceu todos, sendo que os três primeiros foram na Vila Belmiro, em 2015, 2016 e 2017. Neste último jogo, vitória santista por 2 a 0, gols de Lucas Lima e Ricardo Oliveira. A última vitória corintiana na Vila pelo Brasileiro foi por 1 a 0 em 2014, gol de Gil. O último empate entre eles em Santos foi 1 a 1, em 2013, gols de Willian José (Santos) e Paulo André (Corinthians).

Mauro Adamoli