Santos e Palmeiras fazem clássico na Vila Belmiro

Peixe tem duas vitórias seguidas e Verdão não perde há sete jogos; partida vale a vice-liderança. (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O primeiro clássico paulista do returno do Campeonato Brasileiro 2019 será disputado hoje, às 21h30, entre Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada. O Clássico da Saudade vale a segunda posição da competição, já que o Verdão é o vice-líder, com 47 pontos, enquanto que o Peixe é o 3º colocado, com 44 pontos e ultrapassará o rival em caso de vitória, já que as equipes ficariam empatados em pontos (47), porém o Alvinegro levaria vantagem no número de vitórias (14 a 13).

O Santos vem de duas vitórias seguidas na competição, sendo que nas duas partidas o Alvinegro não sofreu gols, fato comemorado pelo elenco, principalmente pela defesa. “Isso é importante demais. Não só para a parte defensiva, mas para todo o time, que ajuda na marcação também. O professor Sampaoli cobra muito sobre a parte defensiva, principalmente dos pontas, que vêm para ajudar e são muito importantes na hora da marcação para não sobrecarregar só a linha de quatro”, disse o zagueiro Luan Peres.

O defensor, recém-chegado do Club Brugge-BEL, disse que o clássico diante do Verdão será um confronto complicado, mas confia no fator casa para vencer o rival. “Espero um jogo difícil. O Palmeiras tem um bom time, está no segundo lugar no campeonato e todos sabem da força que eles têm. Mas sabem da nossa força também, principalmente na Vila, que é o nosso alçapão. Tenho certeza de que será um grande jogo e de que podemos sair com a vitória”, completou o zagueiro.

Ao contrário do rival, o Verdão vem de dois empates na competição nacional, porém desde a estreia do técnico Mano Menezes, a equipe não perdeu, já que antes dos empates, o Verdão teve uma sequência de cinco vitórias seguidas, resultados que deixaram a equipe a cinco pontos do líder Flamengo. “Temos que continuar trabalhando para ver se ainda conseguimos buscar o título. Tem muito campeonato pela frente. A vantagem do líder aumentou, mas temos que ter tranquilidade neste momento para poder buscar o Flamengo”, disse o atacante Dudu, autor do último gol alviverde.

O jogo na Vila Belmiro será o 50º de Jorge Sampaoli no comando do Alvinegro Praiano. No total, o argentino dirigiu a equipe em 23 jogos do Brasileirão, 16 no Paulista, sete na Copa do Brasil, dois na Copa Sul-Americana e em um amistoso. Sob o comando de Sampaoli, o Peixe venceu 26 jogos, empatou 11 e perde 12, com 59,33% de aproveitamento.

Se entrar em campo, será a primeira vez que Lucas Lima enfrentará o Santos na Vila Belmiro. O meia jogou quatro anos (2014 a 2017) na equipe, conquistando dois títulos paulistas no período (2015 e 2016), sendo decisivo nos dois primeiros anos e caindo de rendimento nos dois últimos. Faltando seis meses para o fim de seu contrato, o Santos procurou o meia para a renovação, porém o atleta demorou para dar a resposta, não renovou e saiu de graça para o rival Palmeiras no começo de 2018.

No primeiro turno o Palmeiras goleou o rival pelo placar de 4 a 0, com gols de Gustavo Gómez, Deyverson, Raphael Veiga e Hyoran. O último confronto entre os rivais com mando de campo do antos foi no último Brasileirão e terminou empatado em 1 a 1, com gols de Gustavo Henrique para o Peixe e Lucas lima para o Verdão. A última partida entre os rivais na Vila Belmiro foi no Brasileiro de 2017 e terminou com vitória do Santos por 1 a 0, gol de Kayke; já a última vitória do Palmeiras no Litoral foi no Paulistão de 2017, quando venceu por 2 a 1, com gols de Jean e Willian, com Ricardo Oliveira descontando para os mandantes.

Mauro Adamoli
[email protected]