Santos volta a ser líder após 108 rodadas

Vitória sobre o Avaí foi a sexta seguida na competição. (foto: Ivan Storti, Santos FC)

O Santos venceu o Avaí por 3 a 1 na tarde do último domingo (28), no Estádio Vila Belmiro, pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Os gols da partida foram de Derlis Gonzáles, Carlos Sánchez e Felipe Jonathan, com João paulo marcando o gol de honra catarinense. Com o resultado, o Peixe ultrapassou o rival Palmeiras e é o novo líder da competição, com 29 pontos, dois a mais que o antigo líder. O Avaí é o lanterna, com cinco pontos e é a única equipe que ainda não venceu na competição.

O Santos retorna a liderança do Campeonato Brasileiro após dois anos e 11 meses, ou 108 rodadas. A última rodada com o Peixe na liderança foi na décima oitava do brasileirão de 2016, após a equipe empatar com o Flamengo e aproveitar a derrota do Corinthians diante do Athletico Paranaense para assumir a ponta.

Curiosamente o Palmeiras, atual vice-líder, também era o segundo colocado daquela edição. O Atlético-MG, atual quarto colocado, era o quinto naquela ocasião e o Athletico-PR, atual sétima colocado também estava nesta posição na última rodada com o Peixe na ponta de cima. Atual décimo sexto colocado, o Cruzeiro, que luta atualmente na parte de baixo na tabela, também estava em situação pior naquela época, já que era o penúltimo.

O Santos defende a liderança no próximo domingo (4), às 11h, diante do Goiás, novamente na Vila Belmiro.

GOLS

O Alvinegro Praiano abriu o marcador aos 8 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta, a zaga do Avaí afastou mal e a bola sobrou para Derlis González. Rápido no raciocínio, o paraguaio bateu cruzado para fazer 1 a 0. O empate do Avaí veio aos 27 minutos, após João Paulo aproveitar um contra-ataque. Aos 32, Soteldo avançou pela esquerda, se livrou da marcação e levantou na pequena área para Carlos Sánchez. Sozinho, o uruguaio cabeceou com tranquilidade para desempatar o jogo. O Avaí ainda tentou reagir, mas a equipe santista segurou a pressão e matou a partida com um gol espetacular de Felipe Jonatan. Pela esquerda, o lateral chapelou o marcador, invadiu a área e encobriu o goleiro Lucas para fechar o marcador.

Mauro Adamoli
[email protected]