São Roque: Ótimo destino de inverno

Localizada a apenas 130km de Piracicaba, município tem vinícolas famosas e a maior entretenimento de neve artificial da América Latina. (foto: Alessandro Pinto)

Conhecida como a terra da alcachofra e do vinho, a fria (na temperatura) e simpática São Roque, distante a apenas 123 km (quilômetros) de Piracicaba, conta com uma população de aproximadamente 79 mil pessoas e é a terra natal de Aníbal Silveira (médico pioneiro na psiquiatria no Brasil), Darcy Penteado (pioneiro militante nos movimentos LGBT no país) e de Emiko Takatatsu (ex-mesatenista seis vezes campeã brasileira), além de ser a cidade em que o ex-jogador Kaká, campeão mundial em 2002 e melhor do mundo em 2007, começou antes de ir para o São Paulo. São Roque é mais do que suas personalidades, já que tem paisagens e lugares incríveis, que valem a pena sua visita.

Por falar em vinho, as vinícolas são uma das grandes atrações da cidade, nas quais as vinícolas Góes e Bella Aurora se destacam. A vinícola Góes é uma das mais frequentadas pelos turistas, pioneiro na produção de vinho no Brasil, importância que o local não perdeu, já que continua como uma das grandes produtoras no país. O local propicia ao visitante uma visita guiada, além de oferecer uma degustação completa de sua linha de vinhos, fazendo com que o turista tenha uma experiência única. A loja da vinícola, com 400 m² foi totalmente remodelada, com produtos exclusivos. A vinícola ainda contém uma adega, contendo preciosidades da família Góes, oferecendo um passeio fantástico do início ao fim.

Sky Mountain Park oferece ótimas atrações (foto: Bianca Monteiro dos Santos)

Considerada o maior centro de entretenimento artificial de montanha da América Latina, o Ski Mountain Park. O local conta com tobogã de 350m, teleférico, escalada, arvorismo e paintball, além de neve fabricada. O local é um ótimo passeio para os jovens, que querem sentir a sensação de esquiar, mesmo que a neve mais próxima esteja a quilômetros de distância, quanto para as famílias, que pretendem fazer uma atividade diferente no final de semana. Com mais de mil metros de altitude, com uma área total de 320 mil m², o parque conta ainda com pista de patinação, arco e flecha, passeio a cavalo e trilha ecológica.

Por ter diversas montanhas, São Roque tem dois morros que se destacam no belíssimo cenário da região. O primeiro é o Morro do Saboó, próximo do centro da cidade e é visitado por diversos turistas e também por peregrinos de São Roque, onde há uma imagem do mesmo no topo. Entre os meses de julho e agosto é realizada a Novena do Cruzeiro, celebração religiosa que antecede o aniversário da cidade (16 de Agosto). O Morro do Saboó é um dos pontos mais altos de São Roque e é perfeito pra quem procura aventura, já que o topo é alcançado por uma trilha considerada de nível médio. Para aqueles que conseguem chegar ao topo é uma vista de tirar o fôlego com 1.000 metros de altitude, que se o clima ajudar permite avistar as cidades vizinhas.

A Estação Ferroviária, construída em 1930 e que tinha uma conexão com a Estrada de Ferro Sorocabana; a Igreja Matriz, que se destaca pelos seus detalhes na decoração, sendo considerado uma das igrejas mais bonitas do Brasil e a Catarina Fashion Outlet, loja com as mais prestigiadas marcas de roupas, são outras atrações imperdíveis durante a sua estadia em São Roque.

Mauro Adamoli
[email protected]