Saúde abre 28 vagas para residência médica em 2020

Inscrições vão até o dia 26 de dezembro e devem ser feitas pela internet; 41 especialistas já se formaram. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Foi publicado ontem no Diário Oficial do Município (DOM) o Processo Seletivo 01/2020 para cursos de especialização na Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde. Serão 28 vagas para medicina de família e comunidade (10), ginecologia e obstetrícia (04), ortopedia e traumatologia (04), Pediatria (04), clínica médica (02), cirurgia gral (01), pré-requisito em área cirúrgica básica (01), cardiologia (01) e urologia (01).

As inscrições vão até o dia 26 de dezembro e devem ser feitas pelo site www.glconsultoria.com.br, mediante taxa de R$ 250. A prova está prevista para o dia 19 de janeiro, das 9h às 12 horas, na Etec Paulista. O edital pode ser consultado no mesmo site. Os cursos têm duração de 2 a 3 anos.

A Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde já formou 41 especialistas desde sua criação, em 2015. Outros 46 profissionais ainda estão realizando os cursos. Eles estão distribuídos nas seguintes especialidades: ortopedia (12) ginecologia e obstetrícia (11), pediatria (8), clínica médica (04), cirurgia geral (04), urologia (03), medicina de família e comunidade (03) e cardiologia (01).

Todas as aulas teóricas e práticas são realizadas no SUS, o que envolve hospitais, unidades da Atenção Básica e centros de especialidades médicas. De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a Residência Médica trouxe um diferencial muito grande ao município. “Os médicos em processo de especialização criam uma dinâmica nova, que transforma o sistema público de saúde em um verdadeiro centro de formação profissional, enriquecendo muito a qualidade de atendimento à população”.

O edital está disponível no link: https://bit.ly/2rK2lXA.