Saúde amplia vacinação em novo Dia D neste sábado

vacina Unidade escolar vai oferecer vacinação em Dia D. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com pouco mais de 60% da meta atingida dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, Piracicaba vai realizar mais um Dia D na área urbana para imunização de crianças com 1 ano e menores de 5 anos de idade, no sábado, 1º de setembro, das 8h às 17h. A nova data, conforme informou a Secretaria Municipal da Saúde, segue orientação do Ministério da Saúde (MS) e terá 11 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica à disposição da população. “O objetivo é ampliar o índice de cobertura vacinal, que se encontra abaixo da meta prevista pelo MS, de 95% do público-alvo”.

Esta semana as equipes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), em parceria com a Secretaria de Educação, seguem com a Força-Tarefa junto a 84 escolas da Rede Municipal de Educação Infantil, a fim de facilitar aos pais a imunização dos filhos. “Até o momento, já foram imunizadas mais 1.037 crianças nessa força-tarefa. O Dia D deste sábado, nesse sentido, visa atender as crianças que estudam na rede particular, aquelas que ainda não estão em fase escolar, ou ainda, as que perderam a oportunidade de vacinação nas escolas públicas”, informou a pasta.

A estratégia da Secretaria é ampliar as possibilidades de vacinação para as crianças cujos pais ou responsáveis trabalham durante a semana e este Dia D é a última oportunidade dentro da campanha. O alerta do Governo Federal é que as famílias não se deixem influenciar por informações que possam colocar em risco a saúde dos filhos, porque ambas as doenças são graves. “A paralisia infantil prejudica o desempenho da criança por toda a vida, e o sarampo, se a criança estiver com baixa imunidade, pode levá-la à morte”, completa a pasta municipal.
A campanha de vacinação é “indiscriminada”, ou seja, mesmo crianças que estão com a carteirinha de vacinação em dia devem receber novas doses de reforço contra as duas doenças. A preocupação do MS é evitar o avanço do sarampo e a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

FORÇA-TAREFA – Hoje de manhã, os agentes da VEM vão percorrer 13 escolas e creches municipais seguindo com as ações da Força-Tarefa. São elas: Juliana Dedini Ometto e Dr. Nélio Ferraz de Arruda (Novo Horizonte), Ada Dedini Ometto (Nhô Quim), Enedina Lourenço Vieira (Jardim Planalto), Prof. Sabino Stênico (Jaraguá), Profa. Rita de Cássia Paulucci Costa (Jardim Algodoal) e Prof. Alceu Marozzi Righetto (Glebas Califórnia); à tarde, as unidades que terão vacinação serão a Lasaro Detoni e Profa. Maria de Lourdes Silva Viccino (Jardim Itapuã), Dra. Antonietta Rosalina da C. Losso Pedroso (Vila Monteiro), São Vicente de Paulo (Cidade Alta), Nosso Lar (Jardim Elite) e Profa. Irene Peron de Oliveira Dorta (Novo Horizonte)

DIA D – As unidades de saúde que estarão abertas no dia Dia D da Campanha serão: as USF (Unidades de Saúde da Família) do Kobayat Libano, Cecap e Mário Dedini I; as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Balbo, Caxambú e Planalto; e os Crabs (Centro de Referência da Atenção Básica) do Piracicamirim, Santa Teresinha, Vila Cristina, Vila Rezende e Vila Sônia.

(Felipe Poleti)