Saúde disponibiliza seis pontos volantes para vacinação contra a gripe

Vacinação na cidade está muito abaixo da meta (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba vai disponibilizar, neste sábado, seis postos volantes em pontos estratégicos da cidade para reforçar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no município e atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é ampliar a cobertura da campanha, uma vez que o município está muito longe da meta, de vacinar 90% do público-alvo, equivalente a 82.307 doses. Até o dia 18/05, o município de Piracicaba havia alcançado apenas 60% do público-alvo, com a imunização de pouco mais de 54 mil pessoas do grupo prioritário.

Compõem os públicos prioritários crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação), Policiais Civis e Militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello. é fundamental que as famílias compreendam a importância da vacina para o bem de toda a cidade, uma vez que o contágio se dá por via respiratória e por contato, o que facilita a disseminação do vírus nessa época do ano.

Devemos ter uma atenção especial aos grupos prioritários, mas o estímulo para que a vacinação abranja o público-alvo esperado deve ser de todos: pais, mães, tios, avós, amigos. Porque somente com esta corrente proativa em favor da imunização conseguiremos evitar agravamentos, que podem levar à morte”, explicou.

NOVOS LOCAIS

No Terminal Central, a vacinação será oferecida das 8h às 13h no supermercado Coop, das 8h às 14h, Pão de Açúcar das 8h às 14h, no Carrefour será das 8h30 às 14h e no supermercado Ideal das 8h30 às 14h. Já a equipe volante vai atuar no sábado das 7h às 16h e no domingo domingo das 7h às 12h (a equipe volante percorrerá ainda alguns pontos como: Mercado Municipal e igrejas).

Beto Silva