Saúde explica alterações no atendimento de UBS

Após publicação de matéria sobre os problemas enfrentados pelos usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Anhumas, inclusive pela formalização de abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas pedindo melhorias naquele espaço, a Secretaria de Saúde enviou esclarecimentos.
 
Sobre o atendimento odontológico, “por questão administrativa, a dentista que trabalhava na unidade foi transferida e em seu lugar foi colocado um outro profissional, sem interrupção nos serviços. O objetivo é reduzir a fila de espera na unidade, considerada grande”.
 
A Saúde lembrou que devido à transição de UBS para PSF, a equipe de atendimento também teve de ser adequada. “Hoje a equipe é composta por médico generalista, pediatra, enfermeiro, dentista, auxiliar de dentista e seis agentes comunitários de saúde”. Quanto a reclamação sobre a presença de cães e gatos na USF, “trata-se de uma questão que só pode ser resolvida com a ajuda da comunidade de Anhumas, que alimenta esses animais nas imediações”.
 
Já sobre a agenda de atendimento médico, a pasta afirmou que a comunidade acompanha diariamente o que está acontecendo na USF por meio do Painel de Situação, colocado na recepção.