Saúde muda local para emissão de documentos

A partir de amanhã, o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) passa a ser emitido pelo Poupatempo Municipal (avenida Armando Salles de Oliveira, 2.056), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Segundo a Secretaria da Saúde, a mudança visa facilitar o acesso da população à unidade emissora e também para ampliar os dias de emissão, uma vez que na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Independência o atendimento era apenas às segundas e sextas-feiras, das 13h às 15h.
 
No final da tarde de sexta-feira, a Vigilância Epidemiológica Municipal informou que foram vacinadas 28.989 pessoas em 2018, que foram emitidos 1.670 certificados e que “não falta vacina em nenhuma unidade que faz a aplicação, porém a demanda pela dose continua alta”.
 
O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível no site https://bit.ly/2mkd85M e é emitido prioritariamente para requerentes que comprovarem que viajarão ou realizarão conexão em algum dos países que exigem o certificado. “Essa medida tem como objetivo preservar o atendimento aos cidadãos brasileiros que, de fato, precisam do CIVP, uma vez que ele é necessário apenas aos viajantes com destino a países que exigem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela. Para a emissão do CIVP não é válida a dose fracionada da vacina contra febre amarela”, informou a pasta.
 
Os documentos para emissão do certificado é RG, CPF, comprovante de endereço no município de Piracicaba, comprovante de viagem ou Voucher e carteira de vacina com a dose registrada.