Saúde pretende atingir hoje a meta de 95% de imunizações do MS

campanha Ao todo, 89 unidades municipais de ensino receberam visitas das equipes da prefeitura. (Amanda Vieira/JP)

Após uma semana de Força-Tarefa com a imunização de 1.708 crianças, a Secretaria Municipal da Saúde espera atingir, hoje, a meta de 95% do MS (Ministério da Saúde) proposta para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo 2018, voltada para crianças de 1 ano e menores de 5 anos. No total, 89 escolas e creches municipais receberam visitas das equipes da prefeitura desde a última sexta-feira (24). Para atingir a meta, Piracicaba realiza hoje (01), mais um Dia D na área urbana das 8h às 17h.

A nova data, conforme informou a Saúde, segue orientação do MS e terá 11 unidades da Rede de Atenção Básica à disposição da população. Até o momento, foram vacinadas 15.001 crianças contra a paralisia infantil (81,65%) e outras 14.776 contra sarampo (80,38%) “A expectativa é que alcancemos a meta estabelecida pelo MS com o reforço de mais um Dia D”, apontou o secretário da pasta, Pedro Mello.

Para ele, a parceria com a Secretaria de Educação foi fundamental para que a cidade “avançasse no índice de cobertura vacinal” e que não compete ao município propor a prorrogação da vacinação caso a meta seja atingida em sua plenitude já que “esta é uma decisão do Ministério da Saúde”. “Com a força-tarefa na Rede Municipal de Educação Infantil, podemos chegar a quase 10% do público-alvo. Nos postos de saúde também tivemos um crescimento significativo na procura pela imunização, porque as mães se tornam agentes na divulgação sobre a importância das vacinas”. A cidade tem estoque suficiente para imunizar 100% do público-alvo.

DIA D – As unidades de saúde que estarão abertas no dia Dia D são: as USF (Unidades de Saúde da Família) do Kobayat Libano, Cecap e Mário Dedini I; as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Balbo, Caxambú e Planalto; e os Crabs (Centro de Referência da Atenção Básica) do Piracicamirim, Santa Teresinha, Vila Cristina, Vila Rezende e Vila Sônia.

ESTADO – De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até terça-feira (28), na região de Piracicaba, foram aplicadas mais de 98,7 mil doses das duas vacinas, imunizando 49.914 contra pólio e 48.788 contra sarampo. Para atingir o total do público-alvo regional, de 71,9 mil crianças, ainda é preciso aplicar 22.046 doses da vacina contra paralisia infantil e 23.172 contra sarampo.

(Felipe Poleti)