Saúde realiza ações na Semana Mundial da Amamentação

O tema da Semana Mundial de Amamentação 2019 é: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro (foto: Arquivo/JP)

Dentro da programação do mês de aniversário de 252 anos de Piracicaba, de 01 a 07 de agosto será comemorada em Piracicaba a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Para marcar a data, estão sendo organizadas pela Secretaria de Saúde em parceria com hospitais e organizações não-governamentais, várias atividades com o objetivo de promover e apoiar o aleitamento materno.

Entre as ações estão o Mamação (encontro de mães amamentando seus bebês num mesmo momento), encontros de profissionais da saúde, de gestantes nas unidades de saúde e hospitais, grupos de puericultura, palestras, entre outros.

O Mamação será na Estação da Paulista (Espaço Gare), hoje, a partir das 13h30, quando profissionais da saúde, do setor público e privado, conjuntamente, proporcionarão um momento para troca de experiências entre gestantes e nutrizes e informações sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida e continuada, até dois anos ou mais.
Durante o Mamação haverá também a participação da escritora e contadora de histórias Carmelina Toledo Piza, que fará a contação da história “É mamífero que fala, néh?”, sobre amamentação, baseada na obra da nutricionista Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes e pelo médico Dr. Moisés Chencinski, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançado neste ano.

O tema da Semana Mundial de Amamentação 2019 é ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro’ e tem como objetivo capacitar, informar sobre a importância do aleitamento materno. Além disso, visa mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social dos pais, uma vez que a presença da família é essencial no apoio à mulher, além do envolvimento dos indivíduos e organizações, tendo maior impacto no sucesso do aleitamento materno.

“Em 2016 iniciamos em Piracicaba uma parceria de sucesso para os eventos da semana, envolvendo toda a rede de saúde do município, colhendo frutos importantes para as ações desenvolvidas pelos setores de saúde que apoiam o aleitamento materno. Para 2019, a parceria se mantém, estando hospitais conveniado e privado em conjunto com a rede SUS, com a colaboração de várias empresas e instituições não-governamentais”, afirmou o secretário Pedro Mello.

 

Da Redação