Saúde realiza Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia infantil

campanha Sarampo e paralisia infantil são doenças graves. (Foto: Amanda Vieira/ JP)

A Secretaria Municipal da Saúde realiza hoje mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, para imunização de crianças de 1 a menos de 5 anos. Devido a baixa adesão, a prefeitura vai disponibilizar 44 postos de vacinação, das 8h às 17h. A intenção é vacinar 18 mil crianças 95% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – ao longo da campanha.

Segundo a prefeitura, todas as crianças devem ser vacinadas, indiscriminadamente, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha dessas vacinas. Durante a semana, até o dia 31 de agosto, todos os postos de saúde da Atenção Básica estão atendendo, das 8h às 15 horas (UBS e Crab) e das 8h às 16h (USF), exceto o Crab Paulista.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, é de extrema importância que as mães e os pais se sensibilizem e levem seus filhos para serem imunizados contra essas duas doenças. “A única forma de prevenir com segurança a poliomielite e o sarampo é a vacinação. Ambas são doenças graves. Enquanto a paralisia infantil prejudica o desenvolvimento da criança para o resto da vida, a segunda pode levar à morte. Não se deve deixar levar com falsas informações de que a vacina traz risco para a saúde. O principal risco que deve ser afastado é de a criança ser acometida por uma dessas doenças”, enfatizou.

A preocupação do secretário é com a baixa adesão da população à campanha. Até o momento foram vacinadas apenas 20% do público-alvo. “Estamos muito abaixo da meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças de 1 a menos de 5 anos”, observou Mello. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 11 de agosto foram aplicadas 3.788 vacinas contra poliomielite e de 3.693 contra o sarampo.

POSTOS – Estarão abertos para o Dia D da campanha os seguintes postos de vacinação: As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, Independência, Alvorada, Jupiá, Planalto, Ártemis, Balbo, Paulicéia, Caxambu, Esplanada; as USFs (Unidades de Saúde da Família) do Cecap, São Francisco, Chapadão I, Terra Rica, Tupi, Itapuã II, Jaraguá I, Jardim Vitória, Tatuapé I, São José, Kobayat Líbano, Paineiras, Jardim das Flores, Monte Líbano I e II, Boa Esperança II, IAA I, Parque Orlanda, Algodoal, Bosques do Lenheiro II, Gilda, Mario Dedini I e II, Santa Rosa II, Vila Fátima, Costa Rica, Jardim Oriente, Astúrias, Serra Verde; e os Crabs (Centro de Referência da Atenção Básica) de Santa Teresinha, Vila Sônia, Vila Rezende, Piracicamirim e Vila Cristina.

ESTADO – De acordo com a Secretaria da Saúde, por todo o Estado, 5,8 mil postos de vacinação fixos e volantes estarão em funcionamento, das 8h às 17h. Até o momento, foram aplicadas 1.775.984 doses de ambas as vacinas, sendo 895.773 crianças imunizadas contra pólio e 880.211 contra sarampo em SP. Somente na região de Piracicaba foram 56.649 doses.

(Felipe Poleti)