Saúde realiza quase 4.500 atendimentos em quatro meses

Mutirões reduzem fila de espera no atendimento SUS (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde atendeu, de janeiro a abril, 4.432 pacientes SUS nos mutirões realizados aos sábados em diversos centros de especialidades médicas da rede pública e no Poupatempo Municipal.

As ações têm o objetivo de reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde, além de facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas durante a semana.

No Postão, atrás do Mercado Municipal, foram 1.995 pessoas atendidas nas especialidades Cirurgia Vascular (88), Dermatologia (172), Endocrinologia (109), Neurologia (39), Ortopedia (291), Reumatologia (157), Urologia (527), Gastroenterologia (543) e Otorrino (69).

Na Clínica de Olhos, 389 usuários receberam atendimentos oftalmológicos. No Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), outras 888 pessoas realizaram ultrassonografia.

No Poupatempo Municipal, 1.160 pessoas puderam retirar o Cartão Nacional de Saúde. A obtenção do Cartão SUS, aos sábados, beneficiou também gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho.

Todos esses atendimentos foram para pacientes previamente agendados pela Central de Relacionamento com os Pacientes SUS (Centrus), que aguardavam em fila de espera.

Segundo o prefeito Barjas Negri, o governo municipal tem empenhado esforços para enfrentar as dificuldades e atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública. “Os mutirões são uma medida eficiente e de qualidade, que potencializa o desempenho do setor, em benefício de toda a população”, disse.

Os mutirões compensam de alguma forma a defasagem de médicos na rede que tiveram de se afastar seja por doença, aposentadoria ou pedido de exoneração, garantindo atendimento à população, até que um novo concurso público seja realizado. Inclusive, esse processo para recompor nosso quadro médico já está em andamento e novos concursos acontecerão em breve”, explicou Pedro Mello, secretário de Saúde.