Saúde realizou mais um Mutirão no último sábado (1º)

Mutirão ajudou pacientes que não conseguem consultas durante a semana (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (1º) mais um mutirão de atendimento médico e exames de ultrassonografia para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) a fim de reduzir as filas de espera na cidade. Os mutirões aconteceram no Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Clínica de Olhos e na Clínica Núcleo Tecnologia em Imagem, que possui contrato de prestação de serviço com a pasta.

O CEM ofertou 240 consulta previamente agendadas, priorizando os casos de urgência. Segundo o auxiliar administrativo, Matheus Munhoz Rosa de Oliveira, só no primeiro período (das 7h às 8 horas) foram realizados aproximadamente 80 atendimentos. “No começo houve receio da população por ser mutirão, mas hoje grande parte prefere consultas aos sábados, por conta do trabalho e pelo fato de poder vir com acompanhante”, afirmou.

Para o paciente Celso Caravella (55), que passou por gastroentorologista, a consulta em mutirão é mais rápida. “Fui bem encaminhado. Não faz uma hora que cheguei e já sou o próximo a ser chamado. Está dando tudo certo”, declarou.

Além das consultas especializadas de urologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, também foi realizado mutirão de clínica geral na Unidade Básica de Saúde do Parque Piracicaba (Balbo), para pacientes que moram na Região Norte do município (Bosque dos Lenheiros, Vila Industrial e Mário Dedini).

Na Clínica de Olhos foram realizados 48 atendimentos para pacientes reclusos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização de Piracicaba. De acordo com a enfermeira responsável, Simone Fuzatto, também será feito este mês o mutirão escolar para crianças na faixa etária dos 10 anos. “Mais de 40 crianças já foram triadas nas escolas”, explicou.

A Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus) esclarece que todos os atendimentos realizado foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.