Secretaria de Saúde realiza mutirão neste sábado

postão Consultas vão ser no Postão, atrás do Mercado. (foto: Arquivo/JP)

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba realiza hoje um mutirão, com estimativa é de atender aproximadamente 1.000 pacientes em várias especialidades médicas e serviços, em diversas unidades do município. O objetivo é reduzir filas de espera, beneficiando toda a população que precisa do SUS (Sistema Único de Saúde).

No Postão, localizado atrás do Mercado Municipal, serão recebidas cerca de 400 pacientes, sendo 50 para endocrinologia, 50 para gastroenterologia, 50 para ortopedia e traumatologia, 50 para otorrinolaringologia, 50 para pneumologia, outras 50 para cardiologia (avaliações pré-operatória) e 100 para urologia (avaliação da próstata em homens com mais de 45 anos).

Ainda nesta unidade, três clínicos gerais vão atender cerca de 200 pessoas pré-selecionadas pelas USFs (Unidades de Saúde da Família), obedecendo o plano desenhado pela pasta para contornar a situação criada pela saída dos médicos cubanos da Rede Municipal de Saúde. A Clínica de Olhos localizada na rua Alferes José Caetano, 1453 receberá outros 50 pacientes prioritários, até às 14 horas.

A CDI (Clínica de Diagnóstico por Imagem), na avenida Independência , a partir das 7 horas, atenderá 100 pacientes que precisam de ultrassom de abdome total, abdome superior, aparelho urinário e pélvico. No CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) também na avenida Independência, serão realizados 60 atendimentos, das 7h às 11h30, de pacientes que precisam de prótese dentária.

POUPATEMPO — Mais 200 pessoas serão atendidas no Poupatempo Municipal, que fica na avenida Armando de Salles de Oliveira, 2.056 ,para emissão do Cartão Nacional de Saúde. São aquelas que conseguiram o primeiro emprego ou estão se recolocando no mercado de trabalho e precisam do documento para a contratação, além de gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho. A Centrus (Central de Relacionamento com os Usuários do SUS) informou que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.

(Da Redação)