Secretaria realiza no sábado o 4º Mutirão de Saúde

Os atendimentos foram previamente agendados (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado (9), o 4º mutirão do ano para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em diversas especialidades médicas. No Postão, atrás do Mercado Municipal, estão agendadas 240 pessoas, sendo 60 para gastroenterologia, 60 para ortopedia, 60 para endocrinologia e 60 para vascular.

 

Na Clínica de Olhos – rua Alferes José Caetano, 1.453 – serão atendidas mais 50, para consultas oftalmológicas. Outras 120 serão recebidas no CDI (Centro de Diagnósticos por Imagem) – avenida Independência, 2.600 –, para ultrassons diversos. Ainda no Postão, as mulheres que estão com pedido para mamografia podem fazer agendamento do exame no balcão de recepção da unidade, das 8 às 12h. No primeiro 3 mutirão do ano, cerca de 1.260 já foram atendidas.

 

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os pacientes com consultas agendadas não faltem, porque isso gera prejuízo a todo o sistema e, consequentemente, à população, uma vez que o tempo médico é perdido em caso de absenteísmo, que, nos mutirões, está em torno de 13%.

De acordo com o Secretário de Saúde, Pedro Mello, os mutirões são importantes para evitar filas de espera nas especialidades médicas e também para atender as pessoas que não têm tempo durante a semana por motivo de trabalho. “A população aprovou os mutirões, porque agilizam o atendimento e facilitam a agenda das famílias”, afirma.

 

A Centrus (Central de Relacionamento com os Usuários do SUS) esclarece que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.

(Da Redação)