Secretários estaduais abrem a 61ª Semana Luiz de Queiroz

esalq Abertura contou com a participação de autoridades. ( Foto: Amanda Vieira/JP)

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) abriu ontem a 61ª Semana Luiz de Queiroz, evento que conta com várias atividades durante a semana no campus da USP (Universidade de São Paulo) e termina no sábado com a confraternização das turmas. Ao longo dias dias haverá extensa programação técnico científica em vários pontos do campus Luiz de Queiroz. A Semana Luiz de Queiroz conta este ano com a 2ª edição do Esalqshow, um fórum de sustentabilidade e inovação com o objetivo de incentivar o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e inovações. O evento contou com a presença de três secretários estaduais que transferiram, ontem, os gabinetes para o campus.

Na cerimônia de abertura, o diretor da instituição, professor Luiz Gustavo Nussio, lembrou que abrir as portas para egressos, profissionais dos mais diversos setores da economia agro, além de representações políticas e da gestão da Universidade de São Paulo faz com que a Esalq cumpra sua missão. “Em um ambiente de tantas incertezas pelo qual passa nosso país, a Esalq é uma certeza. Estamos promovendo um momento alinhado com os anseios da sociedade, reunindo tanta gente disposta a promover um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou.

O Esalqshow também foi aberto oficialmente ontem, com a presença do reitor da USP, professor Vahan Agopyan. O dirigente reforçou a importância da aproximação da universidade com a sociedade. “A Esalq supera a nossa expectativa realizando eventos como este. A criatividade, a competência e o empreendedorismo da instituição promovem uma feliz interação com a sociedade e coloca o conhecimento à disposição do povo paulista e brasileiro”.

GABINETES ESTADUAIS – Para celebrar o Dia do Engenheiro agrônomo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, instalou ontem o gabinete na escola. Dessa forma, o o secretário Francisco Sérgio Ferreira Jardim atendeu a equipe técnica na Esalq e reforçou a importância do agronegócio para a economia nacional. “A Esalq é um berço do conhecimento em prol do agro e por isso a sua colaboração, junto de tantas outras entidades, possibilitou que o Brasil se transformasse em um dos principais exportadores de alimentos, responsável pelo abastecimento de cerca de 1 bilhão de pessoas”, destacou.

Além do secretário de agricultura, também transferiram seus gabinetes para Esalq, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, titular da pasta estadual da Fazenda e Júnior Aprillant, secretário estadual de Turismo.

( Da Redação)