Sedema realiza oficina para elaborar Mapa Verde

mapa Será feito mapeamento da coleta seletiva da cidade. ( Foto: Divulgação)

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), através do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), em parceira com o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total, promoveu uma oficina para elaboração do Green Maps (Mapa Verde) de Piracicaba. Cerca de 40 funcionários participaram deste treinamento, com duração de 8 horas, que aconteceu na sede do NEA.

Segundo Carmen Rita Furlani Blanco, do Instituto Ambiente Total, o mapeamento socioambiental faz parte das intervenções de educação ambiental sobre consumo consciente e coleta seletiva na área urbana de Piracicaba, para integrar ações, sensibilizar e mobilizar a população, contribuindo para a melhoria do serviço de coleta seletiva e diminuição da quantidade de materiais passíveis de reciclagem que hoje são encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos.

De acordo com André Blanco, também do Instituto Ambiente Total, durante a oficina foram levantados mais de 100 pontos relacionados a resíduos sólidos em Piracicaba. A oficina focou em resíduos sólidos, de acordo com o interesse da Sedema, mas o sistema permite que se insira parques, escolas, áreas verdes, entre outros temas. “Acredito que teríamos condições de mapear mais de 800 pontos ambientais relacionado a Secretaria”, afirmou Blanco.

Blanco disse que o sistema é norteado pelos seguintes pilares: modo de vida sustentável, natureza, cultura e sociedade. Dentro destes existem subtemas relacionados e escolhidos, porém o Mapa pode ser focado em um único tema, de acordo com o interesse do grupo.

O sistema Mapa Verde Aberto é uma nova ferramenta de mapeamento do Mapas Verdes, criando um espaço comunitário online que ajuda e estimula as pessoas a compartilharem seus insights, imagens e avaliações de impactos de lugares verdes em escalas tanto locais quanto globais.

O mapa aberto é um sistema colaborativo e as pessoas podem participar sugerindo pontos. Pode descobrir ou conhecer um local, encaminhar aos moderadores para que seja inserido no Mapa e posteriormente ela mesma pode abastecer este ponto com comentários e informações.

O Sistema de Green Maps (Mapas Verdes) surgiu através do eco designer Wendy Brawer, que teve a ideia de mapear a cidade de Nova York através de uma ferramenta que apontasse os locais de alimentação saudável, os parques e praças, locais voltados para uma vida saudável e sustentável.

( Da Redação)