Segue o líder! XV faz 3 a 0 no Comercial e se isola na ponta

Gilberto Alemão fez mais um gol neste sábado (5). Adriano Rizzo/XVI divulgação

O XV de Piracicaba venceu o Comercial por 3 a 0 na noite do último sábado (5), no Estádio Barão da Serra Negra. O confronto foi válido pela terceira fase da Copa Paulista e com gols de Gilberto Alemão, Simião e Raphael Macena, o Nhô Quim se isolou na liderança do Grupo 9, com sete pontos, a frente do Bafo (quatro), EC São Bernardo (dois) e Linense (zero), sendo que os dois últimos se enfrentam neste domingo. Os alvinegros piracicabanos e ribeirão-pretanos volta a se enfrentar no próximo domingo (13), às 10h, em Ribeirão Preto.

A primeira boa chegada do XV veio com dois minutos. Após a defesa roubar a bola do volante Vini, do Comercial, Macena puxou contra-ataque e rolou para Kadu Barone, que foi a linha de fundo e tocou para o meio da área, porém Cássio Gabriel não conseguiu aproveitar a chance. Na sequência Simião isolou a bola. Aos cinco minutos, Gilberto Alemão bateu falta da entrada da área, porém a bola foi pra fora.

O Nhô Quim abriu o placar aos 15 minutos. Após cobrança de falta de Cássio Gabriel na direita, o zagueiro Gilberto Alemão subiu no terceiro andar, para cabecear forte e não dar chances de defesa para o goleiro do Bafo. Aos 23 minutos veio a primeira chegada do Comercial com Lucas, que aproveitou a desatenção da defesa e cruzou a meia altura. Michel chegou de carrinho, e a bola passou perto da trave direita de Luiz Fernando.

O alvinegro piracicabano voltou a levar perigo apenas aos 41 minutos, após enfiada de Kadu Barone para Raphael Macena, porém na dividida com o goleiro, a bola bateu no atacante e saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Kadu recebeu na esquerda e cruzou na área para Misael. A cabeçada do meia passou rente o travessão, mas saiu pela linha de fundo.

No segundo tempo, o Comercial conseguiu o empate com José Welinton, que driblou Luiz Fernando e mandou para as redes, porém o bandeira anulou a jogada, já que o atacante estava impedido. O XV voltou a assustar o Comercial aos 13 minutos, com Macena, que ficou com a sobre em cobrança de escanteio, dominou e bateu cruzado, A bola passou perto da trave do goleiro Iago, mas foi pra fora.

O Bafo respondeu com Lucas, aos 15 minutos depois, porém o lateral chutou sem direção e a bola saiu pela linha de fundo. Um minuto depois, o Nhô Quim assustou com Cássio Gabriel, porém o goleiro defendeu e o XV não alcançou o rebote. A equipe do Comercial quase chegou ao empate, com Michel, que ficou na cara do gol, porém Luiz Fernando fez uma excelente defesa. No rebote, Gilberto Alemão chegou antes do zagueiro e afastou a bola.
Após sofrer uma pressão do Comercial, o Nhô Quim roubou a bola com Luizinho e tocou para Cássio Gabriel, que foi até a linha de fundo e rolou para Simião, que sem ninguém a sua frente, chutou para o gol vazio, para fazer o segundo da partida. Três minutos depois, Luizinho recebeu a bola no meio, avançou, driblou três marcadores e foi derrubado pelo quarto dentro da área, ocasionando pênalti para o XV. Na cobrança, Macena deslocou o goleiro Iago para fazer o terceiro do Nhô Quim.

O Nhô Quim voltou a assustar com Kadu Barone aos 33 minutos, porém o goleiro do Bafo defendeu sem dificuldades. A resposta do Comercial veio com Eric, aos 38 minutos, porém a bola saiu sem perigo.

Mauro Adamoli