Sejam-bem vindos à Camara

A Câmara de Vereadores de Piracicaba fechou o ano com a importante notícia da economia que fez em 2017, com cortes em custos e investimentos, sem prejuízo à prestação e serviços à população ou quanto a produtividade. Próximos a R$ 10 milhões foram economizados e outros R$ 10 milhões cortados do orçamento de 2018.
 
Está aí, então, o primeiro grande desafio da Casa neste ano, superar toda sua atuação de 2017, com menos recursos e necessidades maiores de avançar. Antes do fechamento do caixa, tivemos a grata informação vinda do Observatório Cidadão de que a Casa alcançou o mais alto índice de transparência da série histórica. Eis outro desafio da Casa para 2018, evoluir neste índice e promover até mesmo iniciativas que superem as expectativas dos órgãos fiscalizadores.
 
Ultrapassaram os limites do ano legislativo discussões importantes que adentrarão 2018. O plano de carreira dos professores da rede municipal é um deles. A comissão de educação, presidida pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, promoveu uma série de encontros no ano passado que incluíram professores, diretores e a própria secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.
 
Com esta abertura dada pela Casa em busca de informações, iniciou-se um novo momento, valorizando a importância do ouvir, do aprofundar-se em questões essenciais. Este processo terá continuidade a fim de trazer segurança aos vereadores na hora do voto. E o desejo também é de aproveitar e potencializar todas as oportunidades de ampliar as reuniões, debates, seminários que tragam conteúdo para os vereadores.
 
O ano também será importante para a consolidação da Escola do Legislativo, que em 2017 levou a duas mil pessoas informações, conhecimento e oportunidade de compreender melhor o funcionamento da Casa, além de promover debates fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Com nova estrutura, o desejo da Câmara é que a cidade aproprie-se deste espaço e garanta vida longa à escola.
 
Por fim, somando-se à todas as atividades dos gabinetes parlamentares, semanas de estudos, campanhas de conscientização na área de saúde, educação, segurança, violência contra mulher, de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, às pessoas com deficiência, aos negros, ao atendimento das demandas relacionadas à estrutura urbana, está a vontade de cada servidor e vereador na construção de uma Câmara consciente do seu papel, produtiva e que continuará na busca de ser a mais assertiva possível.
 
Sejam todos bem-vindos ao novo ano legislativo na Câmara de Vereadores.
 
 
Matheus Erler é presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba