Seleção Masculina de Vôlei cai no Grupo da Morte nas Olimpíadas

Time masculino é o atual campeão olímpico (Foto: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

As equipes masculina e feminina da Seleção Brasileira de Vólei conheceram seus adversários nas Olimpíadas de Tóquio 2020. O Masculino, atual campeão olímpico, caiu no chamado grupo da morte, enquanto que o time feminino, ouro nos Jogos de 2008 e 2012, está em uma chave relativamente mais tranquila.

A chave da equipe masculina (Grupo B) conta com Rússia (atual campeão da Liga das Nações), Estados Unidos (bronze no último Mundial e na Copa do Mundo), França (nona colocada do ranking da FIVB), Argentina (sexta colocada do mesmo ranking) e da Tunísia. O Grupo A é composto por Japão (sede), Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela.

No Rio de Janeiro em 2016, o time masculino também caiu no grupo mais difícil, avançando na quarta posição, com três vitórias e duas derrotas, atrás de Itália, Canadá e Estados Unidos, ficando a frente de França e México. No mata-mata o Brasil sobrou e venceu Argentina, Rússia e Itália (para quem havia perdido na primeira fase), conquistando o ouro olímpico.

A seleção feminina caiu na chave considerada mais acessível (Grupo A), já que enfrentará o Japão, Sérvia (única seleção da chave a frente do Brasil no ranking da FIVB), Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Do outro lado, estão a China (atual campeã olímpica), Estados Unidos (bicampeã da Liga das Nações), Rússia (quinta colocada no ranking), Itália (vice-campeã mundial), Argentina e Turquia (vice-campeão europeia).

Em 2016, ao contrário da equipe masculina, o time feminino (buscava seu terceiro ouro consecutivo) se classificou na primeira fase com 100% de aproveitamento, com vitórias sobre a Rússia, Coreia do Sul, Japão, Argentina e Camarões. Nas quartas de final foi surpreendida ao ser derrotada pela China, seleção que ficou com o ouro no Rio.

A disputa do voleibol começa no dia 25 de julho e termina em 9 de agosto. A fórmula de disputa é a mesma para os dois gêneros, com a primeira fase sendo disputada por dois grupos de seis times cada (totalizando 12 times), em que cada um jogará contra as outras equipes de seu grupo (totalizando cinco jogos), sendo que os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final, semifinal, disputa do bronze e disputa do ouro, sempre em jogo único. Os jogos acontecem noa Arena Ariake, em Tóquio.