SemacTur leva música erudita ao bairro Eldorado

música Orquestra Educacional de Piracicaba se apresenta hoje, às 20h. (Foto: Divulgação)

A OEP (Orquestra Educacional de Piracicaba) estará hoje, às 20h, no Centro Social e Varejão do bairro Eldorado. O concerto didático que encerra a temporada 2018, terá regência do maestro Ivan Bueno e a participação de 70 músicos. A realização é da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) com apoio do Movimento de Mulheres que Fazem a Diferença. A entrada é gratuita.

O programa terá músicas tradicionais do repertório sinfônico, também trilhas sonoras e canções de Natal. Por se tratar de um concerto didático, os instrumentos da orquestra serão apresentados para o público, com uma linguagem informal e descontraída. “Para a OEP é um privilégio participar de um processo de democratização da cultura sinfônica na cidade. Levar uma orquestra para pessoas com pouco acesso aos bens culturais é sempre motivo de muita alegria. Executaremos canções de Dvoràk, Bach, Williams entre outros, música brasileira e trilhas sonoras”, comenta o maestro Ivan Bueno.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, levar a música clássica para a comunidade é uma chance de apresentar à população, um estilo diferenciado, instrumentalizado, que traz grandes benefícios à saúde mental. “Durante uma conversa com o grupo de mulheres do bairro, soubemos do interesse e desde aquele momento, começamos a buscar espaços para a apresentação da OEP. Estamos felizes em tornar isso possível”, ressalta.

A Orquestra Educacional de Piracicaba é conhecida por incentivar a prática musical e inclusão social. Criada em 2015, tem músicos com idades a partir dos 10 anos. Os integrantes da OEP têm variado conhecimento técnico e musical. Anualmente, a SemacTur, realiza o repasse de R$ 25 mil como subvenção à Orquestra, garantindo a continuidade de suas atividades, o estímulo à formação de músicos e de novas plateias.

(Da Redação)