SemacTur realiza 1º encontro de cartunistas de Piracicaba

Encontro discute o futuro da profissão e recebe cartunistas da cidade e região com entrada gratuita. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Com o objetivo de debater a realidade e o futuro da profissão no Brasil, com a migração do suporte gráfico para o digital, o 1º Encart: Encontro de Cartunistas de Piracicaba acontece no dia 14 de dezembro, das 10h às 17h, com entrada gratuita. O evento será no Teatro do Sesc Piracicaba, com retirada de ingressos no local, a partir das 9h30.

O 1º Encart é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SemacTur), Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu) e Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Sesc Piracicaba e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) são apoiadores da iniciativa.

O evento receberá palestras dos cartunistas Eduardo Baptistão, Claudio Oliveira, Orlando Pedroso e do presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil – José Alberto Loveto, conhecido como JAL, além de caricaturas de Luis Carlos Fernandes.

De acordo com Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu e um dos organizadores, o tema principal do 1º Encart será o “Futuro do Artista Gráfico”, com debates sobre a redefinição de mercado, com as experiências e visões dos próprios cartunistas. “Por conta do provável fim dos jornais impressos, o extermínio da plataforma impressa coloca esses profissionais contra a parede. É importante buscar novas formas de publicação e lançar um movimento para a reconquista de um espaço que vem diminuindo ano a ano”, avalia.

SERVIÇO

1º Encart: Encontro de Cartunistas de Piracicaba. Dia 14 de dezembro, das 10h às 17h, no Teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). Retirada de ingressos no dia, a partir das 9h30. Gratuito.

Redação