SemacTur recebe inscrições para feiras de artesanato

A SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) recebe inscrições, até 31 de janeiro, para interessados em participar das feiras de artesanato de Piracicaba, realizadas no entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto, e na Praça José Bonifácio. Os candidatos devem preencher ficha de inscrição e entregar, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Secretaria, localizada no Engenho Central, cópia do CPF, RG, comprovante de residência e duas fotos recentes 3×4.
 
As vagas contemplam artesãos que trabalhem com técnicas de biscuit, bordado, cerâmica, crochê, EVA, macramê, marchetaria, palha de milho, pintura temática, reciclagem, tear, tricô, entre outras. Para participar é necessário residir em Piracicaba, não ser credenciado em nenhum ponto de venda ou feira de artesanato e não possuir empresa ou ponto comercial no município.
 
Após o encerramento do período de inscrições, a SemacTur iniciará a convocação dos inscritos para a realização de um teste de aptidão da técnica artesanal, que será realizado em data e hora agendada. Serão aprovados artesãos que preencham os requisitos da Ficha de Cadastro e do teste comprobatório.
 
Os selecionados para exposição e comercialização de materiais nas feiras de artesanato deverão cumprir os horários estipulados para funcionamento das atividades, o calendário de atividades e eventos, providenciar a própria estrutura de trabalho (tenda, materiais, transporte, manutenção, entre outros), ter a própria autoria na técnica artesanal, participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.
 
As feiras realizadas na Rua do Porto e Praça José Bonifácio fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, que também possui pontos de vendas no Engenho Central e Terminal Rodoviário.
 
De acordo com a titular da SemacTur, Rosângela Camolese, o programa visa o fortalecimento da produção de artesanato local. “A oferta de espaço para a exposição possibilita aumentar a qualidade e competitividade de comercialização”, falou.
 
SERVIÇO — Inscrições para o programa de artesanato da SemacTur. Até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Secretaria (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Informações: 3403-2635.