Semae vai recolocar placas de alerta em bicas d’água

Uma semana após o JP publicar matéria sobre a qualidade das bicas d’água na cidade, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) vai recolocar as placas nos locais onde não há sinalização de advertência para o consumo naquele local. De acordo com a autarquia, das 17 fontes existentes em Piracicaba, apenas uma está própria para o consumo e ela fica na rua da Glória, esquina com a avenida Dr. Paulo de Moraes, ao lado do Varejão da Paulista.
 
De acordo com o presidente do Semae, José Rubens Françoso, a autarquia começou esta semana a colocação de placas nas bicas da cidade, orientando a população sobre os riscos de consumo da água destas fontes. “Anualmente faz-se a recolocação dessas placas, que são arrancadas ou por vândalos ou pelas pessoas que não querem deixar de fazer uso dessa água”, disse. 
 
Segundo Françoso, coliformes fecais é a principal causa de contaminação das bicas “que são analisadas mês a mês pelo Semae”. Para a médica Anay Ferrer, coordenadora da Atenção Básica no município, o consumo dessa água contaminada “pode causar gastroenterite (infecção intestinal), com diarreia, vômito, dor abdominal e, em alguns casos, diarreia com sangue”.
 
Em recente entrevista ao JP, o médico infectologista Tufi Chalita, orientou a população a não consumir a água destes locais devido ao risco de doenças. “A água normalmente é contaminada pelo esgoto despejado de forma irregular e também por fezes de humanos e animais. A contaminação mais preocupante é quando o paciente adquire hepatite A”, completou. Para quem faz o uso das águas de bicas, o médico orienta fazer tratamento caseiro. “Pode-se fazer o cloramento da água, para eliminar as bactérias, e também ferver a água que ajuda a eliminar alguns vírus. No entanto, a recomendação é não consumir”, finalizou Tufi.
 
 
IMPRÓPRIAS – Segundo o Semae, as 16 bicas d’água contaminadas ficam na rua Silva Jardim, 1417, Bairro Alto; Avenida Francisco de Souza, esquina com Travessa Santa Cecília, no Nhô Quim (7 bicas) e no mesmo endereço, em frente ao número 415 (mais 4 bicas); rua João Alves de Almeida, 79 (fundos), Vila Fátima; Estrada do Bongue, em frente área de lazer do Trabalhador (Castelinho); Rodovia Piracicaba à Limeira, próximo ao anel viário (Copersúcar); e rua Santa Olímpia (ao lado da igreja de Santa Olímpia).