Semana da Ética, do Rotary, terá participação de 32 escolas

semana ética Representantes do Rotary visitaram a redação do JP. ( Foto: Felipe Poleti)

O Rotary Clube de Piracicaba realiza nos dias 22 e 23 de outubro (segunda e terça-feira) a 19ª Semana da Ética. Neste ano, a edição vai contar com a participação de 32 escolas estaduais, municipais e particulares da cidade, um número que chamou a atenção dos organizadores. Os estudantes participaram de concurso de redações e desenhos voltados ao tema “O que te inspira a ser ético?”. No primeiro dia, às 19h, serão homenageados professores e escolas em evento que acontecerá no Teatro São José, no Centro. Já na terça-feira, o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Luiz Carlos Furtuoso, ministrará a palestra “O que é legal e moral no cenário do Brasil”, às 19h30, na sede da entidade.- rua do Rosário, 700, Centro. Os dois eventos são abertos ao público.

Membro do Rotary Cidade Alta, Sérgio de Oliveira Santos, explicou que o principal objetivo dos clubes foi dar subsídios para que as escolas trabalhassem o tema junto ao alunos. “Enviamos o convite para todas as escolas e 32 mostraram interesse, no ano passado trabalhamos com oito”, comparou. Antônio Pedro Carvalho, do Rotary São Dimas, destacou que, para o evento deste ano, o Rotary se antecipou e apresentou a proposta às escolas em dezembro de 2017, no final do ano letivo “para que o evento pudesse ser incluído na programação”.

No último dia da Semana de Ética, serão feitas duas homenagens: ao profissional do ano e do meio ambiente. De acordo com Laila Maria Simão, a profissional do ano será a empresária Yvone Maluf, que há mais de 25 anos realiza trabalho social em Piracicaba. Já a homenagem ao profissional de Meio Ambiente será dada a Myriam Suely Vendimiatti, da ONG (Organização Não Governamental) Cemitério Paraíso do Amigo. Segundo Santos, ela é pioneira em trabalhar com questões relacionadas aos animais. “Há mais de 30 anos ela está envolvida com questões voltadas ao Meio Ambiente e isso é importante para que possamos trazer a juventude para vivenciar a preservação do solo, dos rios, da fauna e da flora”, destacou acrescentando que no ano passado Myriam viabilizou o plantio de 600 árvores em Piracicaba.

A homenagem aos professores ocorrerá no dia 22 e os profissionais ainda não tiveram os nomes divulgados. “Apenas as escolas foram informadas e a divulgação será no dia”, explicou Carvalho adiantando que neste ano, um dos professores homenageados fez um trabalho de consumo consciente. Nesta edição do projeto do Rotary, participam os clubes de Piracicaba, São Dimas, Cidade Alta e Luiz de Queiroz.

(Beto Silva)