Semana de Conscientização da Alergia Alimentar começa hoje

Foto: Freepik

Começa hoje (14/05), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a 2ª Semana de Conscientização da Alergia Alimentar, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB). As atividades, que vão até quinta-feira (16), têm como objetivos organizar e desenvolver ações em busca de melhorias na qualidade de vida de pessoas alérgicas, bem como de seus familiares. Há atividades abertas ao público em geral.

A partir das 19h30 desta terça-feira, no salão nobre da Câmara, haverá mesa-redonda com a parlamentar, a alergologista pediátrica Juliana Poli, a defensora pública Carolina Romani Brancalion, a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Alessandra Cozzo Siqueira, a fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região Zélia Maria Altares e o coletivo Acolhimento Alimentar Piracicaba.

“Por meio dessa mesa-redonda, buscamos, além das considerações sobre o tema no sentido conceitual e a importância para o município, trazer autoridades no assunto para acrescentar mais informações à discussão da alergia alimentar. São várias profissionais que vêm dando suas contribuições para que, conjuntamente, possamos ter um mapeamento ou ações programadas para que esse assunto seja melhor inserido dentro da comunidade”, comentou Nancy.

“Como este é um projeto de minha autoria na Câmara, que tem trabalhado muito com a questão da inclusão nos últimos anos, não poderíamos deixar de ter um olhar sobre a alergia alimentar, para que o Legislativo possa acolher essa discussão e ser um local de debate e de diálogo, como temos intensificado nesses últimos tempos”, completou a vereadora.

PRÓXIMAS ATIVIDADES – Na quarta-feira (15), o Sesc Piracicaba recebe, a partir das 19h, mesa-redonda sobre alergia alimentar. É necessário efetuar a inscrição pelo site da Escola do Legislativo até hoje (14). Aos que forem ao Sesc, que está localizado na rua Ipiranga, 155, no Centro, sugere-se a doação de 1 litro de leite para a campanha de solidariedade realizada pela Câmara

Estarão presentes, além de Nancy, a nutricionista Renata Pinotti, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Jacqueline Spolidoro Alves, a professora de educação infantil do Maple Bear Piracicaba Caroline Melotto e o professor da Escola Estadual “Dr. Prudente de Moraes” Jorge Torres.

Na quinta-feira (16), os eventos são exclusivos aos alunos da Etec “Fernando Febeliano da Costa”, situada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 433, no Centro. A partir das 9h, com o tema “Alimentação inclusiva”, os estudantes do curso de nutrição terão aula prática com a coordenadora do curso, Alessandra Cozzo Siqueira, e o coletivo Acolhimento Alimentar Piracicaba. A aula será realizada no laboratório de nutrição.

Mais tarde, a partir das 14h, no salão nobre da Etec, haverá palestra com o tema “Reações alérgicas com choque anafilático e seus tratamentos”, com as coordenadoras do curso de enfermagem, Ana Elisa Ártico e Michelle Brasileiro.