Semana Mundial do Brincar tem programação variada

Programação é voltada para crianças de 0 a 6 anos (Foto: Divulgação)

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado. A ação é promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009 – conta com a participação da rede Sesc desde 2013. A programação reúne vivências, oficinas, bate-papos, encontros, recreações, intervenções artísticas e espetáculos. O Sesc Piracicaba promove quase 20 atividades gratuitas voltadas ao tema deste ano: O Brincar que Abraça a Diferença. A unidade apoia também a programação da Semana Municipal do Brincar, promovida pela prefeitura e Câmara de Vereadores.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e demais interessados nas questões da primeira infância, a programação dá destaque ao Espaço de Brincar, um programa do Sesc que propõe ações para e sobre a primeira infância. Na unidade Piracicaba, o Espaço de Brincar funciona de terça a sexta, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 18h15. Para utilizar, as crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.

SHOW

O Sesc Piracicaba contará ainda com apresentações musicais e da cultura popular, vivências e palestras. No sábado (25), às 17h, acontece o show Só + 1 Pouquinho, do grupo Barbatuques. A apresentação será no Ginásio de Eventos, com entrada gratuita (retirada de ingressos no dia). A programação do grupo de percussão corporal reúne músicas inéditas com ritmos variados, contando crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares e tratando do imaginário das crianças.

LINGUAGENS

Nos sábados, dias 25 de maio e 1 de junho, as pedagogas Dani Farto e Juliana Boza realizam o Linguagens do Brincar. A iniciativa, voltada para crianças até 6 anos, visa valorizar o faz de conta por meio de histórias, brincadeiras de roda e experimentações motoras. Também propicia percepções sensoriais na interação com os pares e adultos brincantes. A atividade acontece das 10h30 às 11h30. Já espaço recreativo Bora Brincar e propicia um tempo para a convivência ativa entre as famílias, estimulando o livre brincar e a exploração de movimentos corporais. A iniciativa acontece todos os domingos, das 14h às 17h.

HISTÓRIAS

Um cortejo brincante está agendado para acontecer no domingo, dia 26, das 11h às 12h. O Folias, Brincadeiras e Cantigas é um show que faz referência a manifestações populares e mestres da cultura brasileira, com brincadeiras, histórias e ritmos contagiantes como o coco de embola, afoxé, samba de roda e capoeira. Traz também elementos do teatro popular como os mamulengos, bonecões e o bumba meu boi apresentando a simplicidade e riqueza desses brinquedos do povo.

DANÇA

Nos dias 28 e 30 (terça e quinta-feira), o Dançando com Bebês promove momentos de troca e integração entre pais, cuidadores e bebês, por meio dos movimentos conscientes da dança e da música suave. A atividade holística será desenvolvida nestes dois dias, das 14h às 15h, pela artista de dança e educadora corporal, Vivian Trivelin. Já Dani Farto e Juliana Boza convidam crianças e adultos para uma experiência repleta de sensações em Jogos Sensoriais na Primeira Infância. A ação acontece em três dias, de 28 a 30 (terça, quarta e quinta-feira), sempre das 17h30 às 18h45. Elementos da natureza serão apresentados de maneira lúdica trazendo a exploração de sons, cheiros, texturas e imagens para ampliar o universo das crianças.

Em Os Sentidos do Bebê, Vivian Trivelin utiliza a dança e os gestos corporais como elementos que nos permitem conhecer a realidade das crianças, suas brincadeiras, preferências e seus movimentos. Assim, conhecemos as dinâmicas para explorar o universo motor e cultural delas. A atividade, voltada para crianças até 6 anos, será realizada nos dias 29 e 31 (quarta e sexta-feira), das 14h às 15h.

A brincadeira e suas implicações sociais, bem como o saber crescer, são temas do documentário Tarja Branca (2014), que será exibido no dia 29 (quarta-feira), às 19h30, na Comedoria.

Programação completa pelo site do Sesc Piracicaba.