Semana Senac de Leitura oferece programação gratuita

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. Em Piracicaba, a programação, totalmente gratuita, inclui rodas de conversas, oficinas, palestras, apresentações e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

Em Piracicaba, as atividades começam com a exposição Caricaturas de Salão, que ocorre de 22 a 27 de abril. Na mostra, serão exibidas caricaturas minimalistas de Érico San Juan, que retratam personalidades como as cantoras Elis Regina e Nara Leão, os compositores Noel Rosa e Tom Jobim e, também, os escritores Ariano Suassuna, Jorge Amado e William Shakespeare, entre outros. O artista também conduz, no dia 22/4, o bate-papo Processo Criativo na Caricatura do Manual ao Digital, que contará sobre seus 28 anos de carreira.

Ainda no dia 22/4, o bate-papo De Clarice a Carolina: o universo feminino no vestibular explana sobre o fato de que autoras brasileiras vêm ganhando espaço nas listas de livros obrigatórios de importantes processos seletivos do país. No mesmo dia, a programação no Senac Piracicaba inclui a esquete teatral Mulheres em Cena, com alunos do curso Técnico em Teatro.

Já no dia 23/4, a oficina Ecobags de Escritoras oferece aos participantes a oportunidade de confeccionar uma bolsa personalizada com grandes escritoras do cenário nacional e internacional, como Clarice Lispector, Cora Coralina e Malala. Encerrando o evento, no dia 25/4, Márcia Scudeler Cardozo, professora de língua e literatura portuguesa e brasileira nas redes de escola pública e privada, comanda a roda de conversa Escritoras Desbravadoras no Cenário Literário Nacional, que dialoga sobre a contribuição cultural das escritoras Rachel de Queiroz, Cora Coralina e Cecilia Meireles.

Para Rita de Cássia dos Santos Aguilar, bibliotecária do Senac Piracicaba, o objetivo é incentivar na população o hábito da leitura ao conhecer novos autores, além de apoiar a escrita feminina. “As escritoras no âmbito nacional e internacional estão ganhando cada vez mais espaço no cenário literário. Seja nas listas de vestibulares, ou trajetória de suas respectivas vidas, as escritoras clássicas inspiram e encorajam as contemporâneas ao tirar os personagens do imaginário. No momento ainda são minoria nessa questão. Por isso, o tema deste ano aborda mulheres na literatura, o qual valoriza a leitura e escrita que transformam vidas.”

Para conferir a programação completa e se inscrever é necessário acessar o Portal Senac.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS

A 4ª Semana Senac de Leitura terá também a tradicional Feira de Troca de Livros. No Senac Piracicaba, ela ocorre todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 13 horas. Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor da unidade auxiliará o público.

SERVIÇO  4ª Semana Senac de Leitura, com o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas. De 22 a 27 de abril de 2019. Participação gratuita. O Senac fica na rua Santa Cruz, 1148 , Bairro Alto. Informações: (19) 2105-0199.

PROGRAMAÇÃO – SENAC PIRACICABA

Transmissão da Abertura da 4ª Semana Senac de Leitura – mulheres na literatura
22 de abril de 2019, segunda-feira, das 15 horas às 17h30

Exposição Caricaturas de Salão
de 22 a 27 de abril de 2019, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados, das 8h30 às 13 horas

Feira: Troca de Livros
de 22 a 27 de abril de 2019, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; aos sábados, das 8h30 às 13 horas

Esquete teatral: Mulheres em Cena
de 22 a 25 de abril de 2019, de segunda a quinta-feira, das 15 horas às 15h30

Bate-papo: De Clarice a Carolina: o universo feminino no vestibular
22 de abril de 2019, segunda-feira, das 19 horas às 20h30

Bate-papo: Processo Criativo na Caricatura do Manual ao Digital
22 de abril de 2019segunda-feira, das 19h30 às 21 horas

Oficina: Ecobags de Escritoras
23 de abril de 2019, terça-feira, das 15 às 17 horas

Roda de conversa: Escritoras Desbravadoras no Cenário Literário Nacional
25 de abril de 2019, quinta-feira, das 15h30 às 16h30