Semuttran comemora 25 anos e secretários são homenageados

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) completa 25 anos de fundação hoje, com solenidade que prestará homenagem a oito gestores que comandaram a pasta, entre eles o atual titular, Jorge Akira Kobayashi. O evento, organizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), acontece no salão nobre da Casa de Leis, a partir das 19h30. Ainda serão homenageados os ex-secretários João Chaddad, Toshio Icizuca, Dorival José Maistro, Eduardo Pacheco Gianetti, Mário Hélvio Miotto, Paulo Roberto Coelho Prates e Jenival Dias Sampaio.
 
O atual secretário, Jorge Akira, já exerceu diversas funções na pasta desde sua fundação e, mais recentemente, assumiu o posto de secretário. “Estou no setor público há 36 anos atuando nos setores de administração e planejamento. Eu vi surgir a necessidade da criação desta Secretaria quando o departamento ainda era vinculado a pasta de Serviços Públicos”, disse.
 
A necessidade da criação da pasta aconteceu devido ao crescimento desordenado do trânsito da cidade nas últimas décadas. “Piracicaba não teve um planejamento concreto para receber o trânsito que tem, principalmente, no centro da cidade. Mas esse não foi, e não é, um problema só de Piracicaba, mas sim de toda cidade de médio porte”, relatou.
 
Akira lembra que a cidade tem quase 400 mil habitantes e cerca de 306 mil veículos emplacadas e que isso tem sido um desafio constante na gestão da mobilidade urbana. “É uma situação difícil de se combater, principalmente com o mercado de carros e motos aquecidos e crescendo acima da média. Além disso, outro agravante é a qualidade das estradas e rodovias que cortam a cidade. São nove no total e apenas duas, a que liga Piracicaba a Tupi e outra à Anhembi, não são duplicadas, ou seja, trazendo uma grande população flutuante de veículos na cidade. Esse é um dos desafios da nossa pasta”, afirmou o secretário.