Semuttran confirma data de circulação de linha de ônibus

A partir do dia 10 de março, a Semuttram (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) acrescenta uma nova linha e ampliará as viagens para os usuários do transporte coletivo na região de Santa Teresinha. Antes da efetivação dos novos percursos e horários, a pasta e a Via Ágil — responsável pelo transporte público na cidade — começaram a divulgar as novidades à população por meio de panfletos nos ônibus, bem como na internet.
 
A nova linha será denominada “414 Ipês” que, além de atender aos residenciais Piracicaba (1, 2 e 3) e Ipês, vai atender também o bairro Vem Viver. Já a linha “404 Boa Esperança” — que também atende a região do Javari e São Luiz —, terá as viagens ampliadas, principalmente aos fins de semana. “Apenas com este novo ônibus, da linha 414, vamos ampliar o número de viagens de 1.468 para 2.306. Além disso, haverá alterações nos pontos de ônibus que ficarão mais próximos às entradas dos residências, para facilitar ainda mais a vida do usuário. A ampliação no fim de semana atende à demanda solicitada pelos próprios usuários”, afirmou Vanderlei Quartarolo, diretor de Transportes Públicos da Semuttran.
 
Conforme lembrou Quartarolo, a Semuttran realizou pesquisa dentro dos ônibus para saber as reais necessidades da região. “Fizemos a contagem de quantas pessoas sobem e descem, bem como quais são os pontos onde elas sobem ou descem. A partir disso, descobrimos onde está a maior demanda, da necessidade ou não de novas linhas ou acréscimo de ônibus. É uma rotina fazermos isso, pois as demandas do transporte coletivo migram de uma região a outra, ano a ano”, disse.
 
O diretor da Semuttran lembrou de outro detalhe quanto ao fechamento da pesquisa. “Começamos em dezembro e terminamos agora este levantamento porque precisamos saber a quantidade de estudantes a serem transportados. Fevereiro é o mês crucial para isso e notamos um grande número nesta região, diferente de dezembro, quando não tem mais aulas e a demanda cai”, completou.
 
 
VIAGENS — Em recente reportagem, o JP mostrou que o número de passageiros transportados em Piracicaba caiu 16% nos últimos seis anos, ou seja, 5,5 milhões de embarques (viagens) a menos entre 2012 e 2017, segundo a Semuttran. Com esta redução, também diminuiu o número de veículos na frota — operacional e reserva — de 257 para 236, bem como a oferta de linhas caiu de 97 para 91.