Semuttran lança campanha de segurança no trânsito

Ônibus adesivado já está circulando pela cidade (Foto: Divulgação)

Com o tema ‘Você já Sabe’, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) lançou ontem, no anfiteatro do Museu da Água, a campanha de trânsito 2019 que tem como objetivo alertar a população para o fato de que grande parte dos acidentes de trânsito pode ser evitada, pois 94% deles continuam sendo causados por falha humana, segundo dados do Infosiga-SP.

A mistura de bebida e direção e os acidentes de motos serão o grande foco da campanha deste ano.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, os dados são alarmantes. Em 2018, das 22 mortes nas vias municipais de Piracicaba, 16 foram de motociclistas, percentual de 73% das vítimas. Em um panorama nacional, 36,3% das mortes no trânsito são causadas por acidentes de motos. A combinação de bebida e direção continua sendo um dos grandes problemas da violência no trânsito. Mesmo com o aumento no rigor das penalidades, muitos motoristas ainda são flagrados embriagados ao volante. “Isso é um grave problema e a Semuttran vai continuar trabalhando esse tema para que possamos diminuir esse quadro tão adverso”, diz Akira.

Além das perdas de vidas, a violência no trânsito causa um grande prejuízo aos cofres públicos. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que no ano passado foram gastos mais de R$ 28 bilhões em indenizações e tratamentos com acidentados no Estado de São Paulo, o que representa 1.23% do PIB paulista.

Ao longo dos próximos meses estarão espalhados pela cidade faixas, banners, cartazes e feita a veiculação de spots em rádios e vídeos para programas de TV. Ônibus também serão 100% adesivados para divulgar a campanha. A novidade na comunicação será a adesivação em 40 pontos de ônibus espalhados pela cidade. Assim como em 2018, a campanha vai contar com um jingle produzido pelo músico Franco Junior, com participação da cantora Julia Simões. A música será veiculada em várias emissoras de rádio e TV da cidade.

Da Redação