‘Sentimentos Ocultos’ exposto em fotos dos alunos da Unimep

UNIMEP Oliver Mann (ao fundo)e parte dos alunos que integram a mostra sediada no CCMW. (Fotos: Claudinho Coradini/ JP)

 

A sala da Vinci, no CCMW (Centro Cultural Marta Watts), sedia a partir de hoje a exposição Sentimentos Ocultos. Composta por 41 fotografias dos 27 alunos do curso de fotografia do quarto semestre da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), a exposição ficará disponível até dia 31 de outubro com visitação das 9h as 17h de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

Oliver Mann, professor de Portifólio e Exposição do curso e responsável pela mostra, contou que também levará algumas de suas obras para serem expostas e comentou o tema. “O título foi escolhido afim de abraçar a ideia de como somos precários diante das incertezas atuais, tanto políticas, quanto sociais, quanto econômicas e de como esse “medo líquido” se irradia para o campo psicológico das pessoas. Para os alunos, a disciplina possibilita que eles acompanhem ativamente todas as etapas do trabalho curatorial de uma exposição, e de como se realiza a adequação de um tema diante de um material artístico e vice-versa”, ressaltou Oliver.

Ansiedade e suas formas de lidar foi o que a aluna Rafaela de Paula retratou ao trazer sua experiencia para a imagem. “Durante quatro anos eu vivi isso na minha vida. Na matéria de fotografia poética que tivemos no semestre passado, nós fomos desafiados a por em fotos algo que nos representasse. Então o nosso professor quis que nós utlizássemos fotos que já possuíssemos, portanto, são trabalhos que mostram o que somos, de certa maneira, os nossos sentimentos expostos. É um trabalho bem pessoal, bem ligado a nós, pois retrata a nossa vida”, contou.

Para a estudante Rayane Moreno, a participação na exposição foi de total importância para sua carreira profissional. “Nós decidimos o tema com a sala em geral. Na minha fotografia, retrado o sentimento oculto por meio de um cadeado que encerra um lugar abandonado, em Limeira. Com o tempo, ele se rompe e uma corrente de ideias vem a tona, sublimados, quase imperceptíveis. Gostei muito da foto e acho que retratou bem o tema”, ressaltou.

“A exposição é uma ótima oportunidade de divulgar nosso trabalho. Como estamos começando nessa área, pelo menos a maioria, não somos muito conhecidos, então essa oportunidade de expor um trabalho autoral é muito legal. Nós tentamos transmitir através do tema, sentimentos e olhares que tivemos em determinados lugares ou algum momento específico”, contou a aluna Bruna Castanheira.

 SERVIÇO – Exposição “Sentimentos ocultos” no Centro Cultural Marta Watts (R. Boa Morte, 1257 – Centro). Entrada gratuita. Visitação até dia 31 de outubro de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Informações: (19) 3124-1889.

(Ana Caroline Lopes)