Sergio Canale é eleito Contabilista Emérito

Com mais de 60% dos votos, o Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba) elegeu Sérgio Valdir Canale como Contabilista Emérito de 2018, por meio de votação dos associados. “É uma satisfação grande ser reconhecido, especialmente em uma área com profissionais altamente gabaritados. Confesso que não esperava a indicação, mas a recebo e a aceito com muita alegria. Acredito que seja o reconhecimento pelos 30 anos de trabalho na área, realizados com muita dedicação e profissionalismo”, disse o recém-eleito.
 
Piracicabano, nascido em novembro de 1965, Canale atua na área desde 1º de fevereiro de 1987, e iniciou as atividades como auxiliar de escritório. Concluiu o curso técnico em contabilidade em dezembro de 1992, participou da diretoria-executiva do sindicato na gestão 2015/2017, é membro do conselho fiscal efetivo da atual gestão e é um dos organizadores do Centro de Estudos Fisco Contábeis, que reúne associados semanalmente para aperfeiçoamento, além de ser sócio-proprietário do Escritório Contábil Canale.
 
Canale reforçou a importância do papel do contabilista na organização das empresas, seja na estruturação contábil ou no planejamento fiscal e financeiro. “Com base nos relatórios contábeis, o contador pode auxiliar o empresariado a tomar decisões que irão gerar desenvolvimento e o retorno financeiro esperado.”
 
Para o homenageado, a profissão vive dias de desafios, tendo em vista a atual situação econômica do país. “Afeta a todos e, principalmente, as empresas. Outro fator são as reclamações constantes da alta carga tributária, sem contar os inúmeros escândalos envolvendo a política nacional. Acredito que os desafios são as constantes atualizações da legislação e o acompanhamento da evolução tecnológica”, ponderou.
 
Para o presidente do Sincop, André Roberto Messias, entregar este prêmio é uma forma de fortalecer a categoria. “Canale é atuante, trabalha bastante pela entidade, pela classe e pela comunidade. O intuito de homenagear alguém que participa ativamente de nossas atividades e que tem verdadeiro mérito foi alcançado”, destacou.
 
Não deixando a responsabilidade social de lado, Canale lembrou sobre a possibilidade de direcionar parte do imposto de renda devido ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). “O prazo final para entrega das declarações é 30 de abril.”
 
 
HOMENAGENS — O Contabilista Emérito de 2018 será homenageado em solenidade na Câmara, na primeira quinzena do mês de agosto, na programação do aniversário da cidade. Além da cerimônia, o sindicato organiza um jantar festivo por adesão em sua sede, em data a ser definida.