Sesc exibe “O abraço da serpente”

filme Filme será exibido hoje no teatro da unidade. ( Fotos: Divulgação)

 

O Sesc exibe hoje, às 20h, o filme “O abraço da serpente”, do diretor Ciro Guerra, com entrada gratuita. A trama faz parte do projeto Cineclube do Sesc que dedica um espaço semanal à fruição cinematográfica por meio da exibição de filmes, que construíram a linguagem e deixaram a sua marca na história do cinema mundial. A retirada dos ingressos deve ser realizada com uma hora de antecedência.

No enredo, Théo (Jan Bijvoet) é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

O filme se estrutura em dois tempos distintos, um modo de dar conta das pesquisas extraídas a partir dos diários de expedições dos cientistas Theodor Koch-Grunberg e Richard Evan Schultes. Xamã da região amazônica da Colômbia, Karamakate é o elo entre os dois personagens, tendo acompanhado Theodor (Jan Bijvoet) em meio a uma série de conflitos enquanto vivido por Nilbio Torres e o etnobotânico americano Richard (Brionne Davis) na velhice e desorientado quanto a própria cultura Antonio Bolivar o interpreta nessa fase.

Theodor é visto pela primeira vez como um senhor adoecido, clamando a Karamakate por uma cura. Por outro lado, a busca de Richard pela Yakruna, a mais sagrada das plantas, parece mais um espelho que reflete o passado de Karamakate e o seu mundo em transformação. Informações: (19) 3437-9292.

(Da Redação)