Sesc oferece exibição gratuita de Fahrenheit 451

filme Cena do longa-metragem, que foi inspirado em livro homônimo do escritor estadunidense Ray Bradbury. / Foto: Divulgação.

O Sesc tem hoje, a partir das 20h, exibição gratuita do filme Fahrenheit 451, obra lançada em 1966. Com direção do cineasta francês François Truffaut, o longa-metragem é inspirado no livro homônimo de Ray Bradbury. A sessão faz parte do ciclo Livros e Leitores, que tem por objetivo exibir filmes que trazem como tema a leitura e os leitores. Às 19h, a doutora em Teoria Literária Josiane Maria de Souza media bate-papo sobre a produção cinematográfica. Ingressos para o evento devem ser retirados com uma hora de antecedência.

 

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os bombeiros têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. É neste contexto, entretanto, que o bombeiro Guy Montag (Oskar Werner) começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Ambientado em um futuro dominado por um governo opressor, Fahrenheit 451 acompanha a história de Montag. O Fahrenheit 451 do cineasta contou com trilha-sonora do compositor estadunidense Bernard Herrmann. O longa-metragem foi indicado ao prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza.

SERVIÇO — Roda de conversa e exibição do filme Fahrenheit 451, dirigido por François Truffaut. Hoje, às 19h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

( Da Redação)