Sesc oferece variada programação cultural gratuita

sesc Cena do longa-metragem A Fera na Selva,que será exibido amanhã, às 17h. (Fotos: Divulgação)

 

sesc
Cabaré Mundo Circus é atração do projeto Picadeiro.

Diversas atividades gratuitas acontecem hoje e amanhã no Sesc. Neste sábado, às 10h, na Sala do Curumim, tem a parede musical, na qual os participantes poderão ter a vivência e construção da parede musical, com condução de Fabiola Peron, cantora e musicoterapeuta, e por Phill Prates, músico. A parede será composta por instrumentos musicais, objetos usados e sucatas em geral, possibilitando o fazer e o tocar musical. Mais tarde, às 14h30, no Espaço de Tecnologia e Artes, haverá atividade eletrônica lúdica, com música engarrafada. Entre os temas discutidos estarão processo de radiotransmissao, receptores de rádio, descrição básica de componentes eletrônicos e suas funções, leitura de esquemas e apresentação de ferramentas utilizadas em eletrônica. Guiada por Fabio Justiniano, o exercício é gratuito e deve ter suas inscrições realizadas no site sescsp. org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

Às 16h, na Comedoria, Núcleo Caboclinhas traz parte de seu repertório apresentando obras que tem como principal objetivo investigar e fomentar a cultura popular brasileira. O show tem canções populares destinadas ao público infantil e foi preparado especialmente para as crianças dançarem e conhecerem alguns ritmos e danças brasileiras como côco, samba de roda, ciranda, baião e carimbó.

AMANHÃ — Neste domingo, às 10h, com Bruno Voigt, na Sala do Curumim, haverá encontro de viola caipira com acolhimento, iniciação, aprendizagem e troca de experiências, indo das noções básicas ao aperfeiçoamento, ampliando o repertório musical e cultural. Às 11h, como parte do projeto Picadeiro, ocorre, na Comedoria, apresentação dinâmica do Cabaré Mundo Circus, companhia formada da união de dois grupos de Ribeirão Preto/SP: De Lucca Circus e Os Profiçççionais.

Mais tarde, às 14h, no Espaço de Tecnologia e Artes, acontece oficina de construção e utilização do patchtear, técnica que utiliza diferentes tamanhos de teares para produzir pequenas peças que são unidas posteriormente. Nesta oficina, será ensinada a construção de tear de prego e seu uso, produzindo uma bolsa artesanal. A atividade é ministrada por Osvaldo Junior. No mesmo horário também haverá aula de kizomba — gênero musical e um estilo de dança originário de República de Angola. Com coreógrafo e bailarino cubano Jose Castellanos Rodriguez e a professora assistente Aline Toledo, a atividade ocorre na Sala de Expressão Corporal e as inscrições devem ser feitas no local com uma hora de antecedência.

Na sequência, às 15h30, na Comedoria, como parte do projeto Encontros Piracicabanos, Thereza Alves e Patrícia Ribeiro se juntam para show. As cantoras relembram as grandes canções que marcaram época na música popular brasileira, a época de ouro, quando o Brasil viveu grande apogeu entre as décadas de 30 e 50 com o surgimento da indústria cultural da música com o suporte do rádio. Na ocasião, haverá participação especial da cantora e compositora Pa Moreno.

No fim do dia, às 17h, no teatro, tem exibição do longa-metragem A Fera na Selva, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escore. A trama propõe uma reflexão sobre o tempo presente ao contar a história de um homem que vive de olho no futuro. A retirada de ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência. O Sesc fica na rua Ipiranga, 155, Centro. Informações: (19) 3437-9292.

(Da Redação)