Sesc Piracicaba recebe encontro cultural de observadores de aves

sesc Participantes de um dos eventos realizados pela Birdwatching em Piracicaba. (Foto: Divulgação)

O II Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba, promovido pela Rede Birdwatching, será realizado de hoje até domingo, no Sesc. Nesta edição do evento, que conta com a participação de sete profissionais de São Paulo – entre eles, representantes do Instituto Florestal de São Paulo e profissionais do CEO (Centro de Estudos Ornitológicos) – serão realizadas três oficinas e 12 palestras. A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas no local do evento.

De acordo com a coordenadora da Rede Birdwathing, Maria Cristina Arzolla, o objetivo do encontro é desenvolver o turismo de contemplação da natureza na cidade, a observação de aves e a preservação das espécies. “Piracicaba tem grande potencial para o turismo ecológico. O município possui roteiros urbanos de avistagens como Engenho Central, Rua do Porto, Mirante e outros mais distantes como o Tanquã e o Horto de Tupi”, explicou. Ela acrescenta que o encontro proporciona uma nova opção de lazer turístico as pessoas que buscam o contato com a natureza.
Maria Cristina lembra que a Birdwathing é uma rede de troca de conhecimentos, formada por voluntários e profissionais de diversas áreas para difusão da cultura e incremento do turismo de observação de aves.

PROGRAMAÇÃO – Hoje, às 19h30, acontece mesa redonda com o tema ‘Observação de aves, turismo, geração de renda e desenvolvimento’, ministradas por Maria Cristina Arzolla e Luccas Longo, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Amanhã, às 10h, o público poderá participar das oficinas de fotografia de natureza com Tiago Degaspari e ilustração de aves, com Fernando Igor. Às 14h, serão três palestras da equipe do CEO, voltadas ao público leigo: Luciano Monferrari apresentará fotos e curiosidades sobre as corujas brasileiras, Luiz Fernando Figueiredo, fala sobre como atrair aves nos jardins e janelas; e Emerson Kaseker fala sobre ciência cidadã.

Domingo, às 7h30, o programa inicia com atividade prática de observação de aves no Parque da Rua do Porto, coordenada por Maria Eliana Navega e Liliane Trevisan. Às 10h, nova mesa redonda com temas sobre as aves do Tanquã, áreas protegidas na região de Piracicaba e os Sítios Ramsar, ministrados pelos pesquisadores do Instituto Florestal: Dr. Alexander Zamorano Antunes, Dr. Frederico Alexandre Arzolla e a Dra Sílvia Gobbo. No mesmo dia, às 14h, a programação inclui as palestras de Fernando Igor de Godoy sobre a importância da restauração florestal para a Avifauna e a ação Ecológica de Ibicatu, por Antonio Álvaro Buso.

SERVIÇO: II Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba. De hoje até domingo, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Informações: (19) 99747-9335.

(Raquel Soares)