Sesc recebe Mestre Ambrósio

Mariana Requena
[email protected]

 

Sesc Piracicaba recebe a Banda do Ambrósio para “esquenta”, como parte das festividades do “Carnaval sem Igual”. A apresentação ocorre no sábado (23), às 15h30, no ginásio do Sesc. A entrada é gratuita.

Para Pablo Carajol Delvage, um dos fundadores e organizador do Cordão, a apresentação no Sesc é muito especial para o bloco. “O Sesc foi o espaço que recebeu o primeiro desfile do Cordão, há 10 anos, e para nós é uma grande felicidade retornar esse ano”, declara. “É uma entidade importante para a cidade e contamos, além da quantidade de participantes, com a qualidade dos eventos promovidos pela entidade”.

No dia, a banda apresenta a marchinha oficial para 2019 do “Cordão do Mestre Ambrósio”, típico da cidade. A música tema desse ano é “Alegria é o nosso lema”, os músicos também apresentam o repertório de marchinhas, inclusas as canções “Mulata Bossa Nova”, “Máscara Negra”, “Me dá o dinheiro aí”, e os sambas “A voz do Morro”,  “Tristeza” e “Tiro ao Álvaro”.

O desfile do bloco “Cordão do Mestre Ambrósio” acontece esse ano no sábado (2), às 16h, com concentração na Praça da Boyes. O trajeto tradicional segue pela Rua Luiz de Queiroz até virar na Avenida Beira Rio, com destino ao Largo dos Pescadores.

MESTRE AMBRÓSIO

O bloco de carnaval “Cordão do Mestre Ambrósio” surgiu há 11 anos no carnaval piracicabano, fundado em 2018, como homenagem ao boêmio senhor Ambrósio Martins Caldeira, de 88 anos de idade, que sempre foi apaixonado pela música, dança e pela cultura carnavalesca brasileira.

Natural de Potirendaba, interior do estado, Ambrósio era conhecido nas noites piracicabanas devido à sua paixão pela dança, hábito que compartilhava com sua esposa, hoje já falecida. Frequentava os forrós e rodas de samba da cidade, o que motivou Juca Ferreira e alguns amigos a fundarem o bloco em 2008. Esperavam 60 pessoas para o primeiro ano, e acabaram reunindo 300.

A partir de então, o “Cordão do Mestre Ambrósio” virou sensação entre os foliões piracicabanos, arrastando multidões pelas ruas da cidade, embalados pelas marchinhas de carnaval e acompanhados pelo próprio senhor Ambrósio, que faz questão de estar presente nos desfiles.

Em 2018, na edição que comemorou a primeira década de homenagens ao Mestre, o bloco reuniu mais de 800 foliões, e Ambrósio foi recebido com muita festa pelos participantes.

A previsão desse ano, segundo Pablo Delvage, é de 2.000 participantes. Ainda como novidade para esse ano, Delvage aponta uma ala apenas para crianças, com pessoas destinadas a cuidar dos pequenos para que os pais se divirtam sem preocupação.

SERVIÇO

Esquenta da “Banda do Ambrósio”, no sábado (23), às 15h30, no ginásio do Sesc Piracicaba – R. Ipiranga, nº 155 – Centro. Entrada gratuita.