Sesc recebe palestras do Som Maior Festival

festival Músicos Renato Loyola e Ubaldo Versolato comandarão o evento.

O Som Maior Festival, realizado no Sesc, promove hoje, às 14h, palestra com os músicos Renato Loyola e Ubaldo Versolato. O foco dos palestrantes será a demonstração de procedimentos e técnicas de ensaios, abordando a melhor maneira de como ensaiar sozinho ou com uma banda, quer seja apenas de uma música ou uma apresentação completa, através da teoria e dinâmica entre os participantes. O Som Maior é idealizado e realizado pela pianista e arranjadora Regina Gomes, em parceria com o Sesc. A entrada é gratuita.

“Vou abordar temas como práticas de conjunto, como ser mais produtivos para que os músicos saibam o que fazer, inclusive antes do ensaio. Também vou falar um pouco sobre meu instrumento e pretendo que os alunos também participem para que o evento possa render mais. O Som Maior é um festival muito importante, principalmente para as pessoas que tocam e que desejam formar bandas”, ressaltou Renato Loyola.

MÚSICOS – O contrabaixista Renato Loyola é compositor, maestro, arranjador, professor e produtor musical. Com 49 anos de experiência profissional, atua e atuou no Brasil e exterior, com artistas como: Simone, Dick Farney, Johnny Alf, Nana Caymmi, Raul Seixas, Jane Duboc, Fafá de Belém, Eumir Deodato, Pery, Ribeiro, Etta James, Quarteto em Cy, Maysa, Sergio Brito (Titãs), David Richard, Banda Mantiqueira, entre outros.

Ubaldo Versolato é músico titular da banda do cantor Roberto Carlos com mais de 33 anos de experiência. Muito requisitado, atuou em shows e gravações com grandes nomes da MPB e da música mundial como: Tom Jobim, Milton Nascimento, Edu Lobo, Leila Pinheiro, Cauby Peixoto, Pedro Mariano e Chico Buarque.

SERVIÇO — Som Maior Festival. Palestra com Renato Loyola e Ubaldo Versolato. Hoje, às 14h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Raquel Soares)