Sesc redesperta no público o prazer de aprender na 2ª edição do FestA!

Pintura, tecelagem natural, carimbo com vegetais, estamparia, antotipia e moda estão entre as oficinas e vivências que acontecem na segunda edição do FestA! — Festival de Aprender. O evento gratuito ocorre na unidade do Sesc Piracicaba nos dias 3 e 4 de março e é voltado para públicos de diversas faixas etárias e diferentes interesses, além de ser uma oportunidade para iniciar uma atividade ou hobby e se aperfeiçoar em técnicas artísticas, tecnológicas ou artesanais. Para participar da programação, aberta ao público, há três formas de acesso, dependendo da atividade: inscrição antecipada a partir das 14h de hoje, pelo portal da instituição, e retirada de senhas no dia e local da ação, sempre com 30 minutos de antecedência e livre acesso.
 
A intenção do festival, segundo a animadora cultural do Sesc, Camila Amaral Tavares, é que os participantes possam agregar os conhecimentos praticados durante o evento no cotidiano, aprendendo e repassando-os a outros, e fornecer autonomia para que as pessoas desenvolvam ações sozinhas. “Na área de tecnologia e artes, por exemplo, tem atividades que olham para a realidade de forma reflexiva e crítica, elaborando os trabalhos com as próprias mãos, como oficinas de marcenaria, costura, tecelagem, de forma que as pessoas entendam os processos. No mundo de hoje, recebemos tudo muito pronto, então queremos ensinar a fazer, mostrar o que está por trás do processo. Esperamos que seja uma festa mesmo, um momento de encontro para vincular aprendizados, se descobrir capaz de fazer algo de um jeito diferente, assim ficamos mais cientes e criativos”, disse, acrescentando que o evento também é uma oportunidade de conhecer pessoas novas.
 
Entre os destaques da programação que acontece no Sesc Piracicaba, está a demonstração e oficina de jardim eletrorgânico, formado por plantas e luzes que, ao serem tocadas, produzem diferentes sons em conjunto. A demonstração, com Guima San e Maira Begalli, pesquisadores do projeto GypsyLab, poderá ser conferida durante os dois dias de FestA! e a oficina acontece no sábado (3), às 14h.
 
A construção de autômatos com madeiras de reuso convida o público, também no sábado, 10h30, a olhar para matérias-primas de baixo custo de uma forma diferente, a fim de criar objetos. Nessa mesma linha da reutilização, a artista visual Ju Bernardo ministra, no mesmo dia, 12h30 e 15h30, a oficina de tecelagem natural, que mistura diversos tipos de fios a elementos da natureza, como ramos, folhas e flores.
 
Na oficina Estamparia: Grafismos Indígenas, realizada domingo (4), 10h30, com Ivone Rigobello, os participantes mergulham no universo dos índios e captam o olhar despojado, percepção peculiar sobre a natureza, traduzindo-os em forma de estampas. Mais tarde, 12h30 e 13h30, acontece a vivência Pintura de Lama: A pré-história como ciclo inicial da arte, com a artista e educadora das áreas socioambiental e artes tecnológicas, Vera Campaner, na qual as crianças e acompanhantes podem criar e interpretar cenas da vida cotidiana baseados na pintura rupestre, assim como faziam os homens da pré-história.
 
A agenda completa das atividades e locais onde as aulas serão oferecidas pode ser conferida pela internet, em www.sescsp.org.br/ festa.
 
 
SERVIÇO — FestA! Festival de Aprender, dias 3 e 4 de março, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Inscrições começam hoje, pelo Portal Sesc SP. Informações: (19) 3437-9240.