Sesc sedia apresentação da Cia. Solar da Mímica

Como parte do projeto O Maravilhoso Mundo da Mímica, a Cia. Solar da Mímica apresenta hoje, às 20h, no teatro do Sesc, o espetáculo O X da Questão. Antes, no início da tarde, no mesmo local, tem leitura partilhada com idosos, mediada pela escritora e pedagoga Helena Peixe. As atividades têm entrada gratuita.
 
 
Em O X da Questão, os atores Alberto Gaus, 61, diretor da peça, e Vanderli Santos, 46, figurinista, apresentam, com humor, técnicas de mímica clássica e ativa — que torna o público participante da montagem —, formas animadas e clown para narrar a trajetória do ser humano. Eles representam o cotidiano e a busca por um objetivo. “Depois, percebem que para conseguir qualquer coisa precisam estar juntos. A importância é o trabalho em grupo”, comentou o diretor, acrescentando que os personagens revelam, no decorrer do espetáculo, um cenário surpresa.
 
 
A Cia Solar da Mímica já percorreu, com suas encenações, diversos estados do Brasil e, também, países como Portugal, Espanha e Itália.
 
 
LEITURA — No período da tarde, a atividade denominada “Leitura Partilhada” tem como proposta o compartilhamento de histórias e informações sobre autores, personagens de filmes e de livros do acervo da unidade, a fim de proporcionar novas emoções e estímulos à imaginação e à criatividade. Entre os escritores a serem discutidos estão Rubem Alves, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Luis Fernando Veríssimo e Chico Buarque.
 
 
Segundo o técnico de programação do trabalho social com idosos do Sesc, Adriano Antônio da Costa, a ação foi criada com o intuito de reunir pessoas para refletir sobre o envelhecimento saudável. “O público-alvo pode trocar experiências entre si por meio do incentivo à leitura. Além disso, deveremos trabalhar a ampliação das possibilidades de mundo, os espelhos das relações no dia a dia, promovendo o acolhimento e a sensibilização entre os participantes”, afirmou. Ele disse, ainda, que seus próprios livros, trocar entre si ou usar o acervo do Sesc.
 
 
SERVIÇO — Leitura Partilhada. Hoje, às 14h. Apresentação do espetáculo O X da Questão. Hoje, às 20h. Atividades gratuitas no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Informações: (19) 3437-9292.