Sesc sedia show gratuito de jazz manouche

As portas do Sesc serão abertas hoje para recepcionar o músico inglês Richard Smith, que está no Brasil desde o último dia 19 para cumprir agenda de shows que se encerra nesta quinta-feira, e o violinista romeno Florian Cristea. Eles fazem show na instituição às 20h, acompanhados do Bina Coquet Trio. A apresentação integra o projeto ModulaSons, do Sesc, e foi organizada pelo Hot Club de Piracicaba. A entrada no evento é gratuita e ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início do espetáculo musical.
 
 
Smith, líder do grupo Hot Club de Nashville (EUA) desde 2000, exibe hoje um concerto eclético, com temas em fingerstyle, bluegrass, jazz manouche e tradicional. Entre as composições do repertório estão Hungaria (Django Reinhardt), I’ll see you in my dreams (Joe Brown), Feitiço da Vila (Noel Rosa), Capricho 24 (Niccolò Paganini) e Swing Gitan (Stéphane Stomp, André Dedjean), além de clássicos de Scott Joplin, Ary Barroso e Merle Travis. Smith tem 11 CDs já gravados e um DVD. Em temporada no Brasil, percorreu as cidades São Paulo, Americana e Campinas.
 
 
O Bina Coquet Trio é formado por Gilberto de Syllos, o Seo Manouche (baixo), Bina Coquet (guitarra) e José Fernando Seifarth de Freitas (guitarra). Steifarth comentou que conheceu Smith em Nashville, durante um concerto dele. “Depois, ele participou do CD do Hot Club de Piracicaba e veio ao Festival de Jazz Manouche da cidade, em 2014. É uma honra e grande aprendizado tocar com músicos como Richard e Florian, devido ao altíssimo nível musical e muita sensibilidade de ambos”, afirmou o guitarrista.
 
 
SMITH — Nascido na Inglaterra em 1971, Smith começou a tocar violão aos cinco anos de idade, ao ouvir o próprio pai. Estudando não apenas o fingerstyle, mas também violão erudito, bluegrass, bebop e jazz cigano, aprendeu com Django Reinhardt, Joe Pass, Albert Lee e Doc Watson.
 
 
CRISTEA — Foi em 1967 que Cristea nasceu na Romênia. Ele iniciou os estudos de violino aos 6 anos de idade também com o pai. Desde 1997, integra a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e realiza concertos como solista em orquestras como a Filarmônica de São Caetano e Sinfônica de Ribeirão Preto.
 
 
SERVIÇO — Show de jazz manouche com Richard Smith, Florian Cristea e Bina Coquet Trio. Hoje, às 20h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Classificação: livre. Interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, no Sesc. Informações: (19) 3437-9292.