Sesc tem evento gratuito sobre bateria e jazz

André Moreira Neto, Lara Brasil e Roggero Chiarinelli participam do encontro.

André Moreira Neto, Lara Brasil e Roggero Chiarinelli participam do encontro. (Divulgação)

 

workshop
Trio Madeira Brasil realiza workshop também hoje. (Divulgação)

 

No último Encontro de Bateras do mês de julho no Sesc, que acontece hoje, às 19h, o assunto a ser discutido com os participantes é Jazz e Ritmos Latinos. A atividade, gratuita e idealizada pelo baterista André Moreira Neto, é destinada a jovens de 13 a 29 anos.

“Escolhi esse tema pelo fato de o jazz ser um ritmo muito importante para todos os bateristas interessados em melhorar a técnica e musicalidade. Os ritmos latinos têm muita percussão, o que os tornam muito interessantes de se estudar na bateria”, explicou Neto, que vive em Piracicaba desde 1980.

Este terceiro encontro conta com a participação do percussionista Lara Brasil, do baterista Roggero Chiarinelli, do guitarrista Gilberto Moreira, do baixista conhecido como Boka, do tecladista Marcos Cardoso e do saxofonista Marco Abreu. Entre as músicas a serem executadas por eles nesta noite estão Mambo n.º5, do pianista e compositor cubano Pérez Prado, e The Chicken, do baixista de jazz norte-americano Jaco Pastorius.

“Pretendemos mostrar o que a gente sabe para acrescentar na evolução dos iniciantes e dar estÍmulo para quem está começando e para quem quer seguir essa carreira”, comentou Chiarinelli. “A educação musical do grupo faz com que o show seja agradável até para quem não é apreciador de determinado ritmo”, acrescentou Brasil.

MAIS — Também hoje, no Sesc, mas às 20h, tem o workshop O Choro Camerístico, com o Trio Madeira Brasil. O conjunto carioca de música instrumental brasileira de choro, composto por Ronald do Bandolim (bandolim), Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas) e José Paulo Becker (violão), comenta como estruturar os arranjos de temas populares como choro, bossa nova, baião e tango para um conjunto de câmara. O repertório do TMB inclui canções que representam a cultura brasileira tendo influências de outras culturas. O primeiro CD Trio Madeira Brasil foi lançado de forma independente em 1998.

SERVIÇO — Encontro de Bateras. Hoje, às 19h. Classificação: 12 anos. Workshop O Choro Camerístico, com Trio Madeira Brasil. Hoje, às 20h. Atividades com entrada gratuita, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Informações: (19) 3437-9292.

(Leonardo Benedito)