Sesc tem exibição e debate gratuitos do filme Capitão Fantástico

sesc Cena do longa-metragem que trata de família que vive longe da civilização. (Foto: Divulgação)

Em parceria com o Grupo Tear de Psicanálise, o Sesc realiza hoje, às 19h, edição do projeto Cinema e Psicanálise com exibição e comentários a respeito do filme Capitão Fantástico, com participação da psicóloga clínica com formação em psicanálise Eliana Aparecida de Moura Silveira. A entrada é gratuita.

Dirigido por Matt Ross, o longa, que estreou nos Estados Unidos em 2016, conta a história de Ben e seus seis filhos, que vivem longe da civilização, no meio da floresta, em uma rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia, um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

“As imagens que se apresentam em uma tela de cinema, todas elas, já foram vividas por nós de alguma forma. O escritor italiano Itálo Calvino afirma que o cinema era, para ele, o mundo. Um mundo pleno e coerente, mesmo no caos”, comentou Denise Benato Brock, psicóloga e líder do grupo Tear de Psicanálise, que promove reflexões psicanalíticas envolvendo o cinema há 11 anos.

Conforme a palestrante convidada, Eliana, o cinema e a psicanálise dialogam de forma enriquecedora, pois as imagens representam vivências do cotidiano humano. “Capitão Fantástico nos convida a pensar nas configurações familiares e repercussões no desenvolvimento psíquico-emocional dos filhos e de todo o grupo”, explicou.

SERVIÇO — Cinema e Psicanálise, com o filme Capitão América. Hoje, às 19h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Retirada de ingressos às 18h. Informações: (19) 3437-9292.

(Raquel Soares)