Sesi Piracicaba recebe mostra de música erudita

A programação é composta pelos grupos Entre Prosa e Canto, Duo Auleum e Brassampa. Os concertos são gratuitos e acontecem até amanhã. (foto: Eli Lima)

A segunda temporada da Mostra Sesi-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O Sesi Piracicaba é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Entre Prosa e Canto, Duo Auleum e Brassampa. Os concertos acontecem até amanhã (31), às 20h.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do Sesi-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos”, disse Ricardo Barros, analista de Atividades Culturais da área de música do Sesi-SP.

O SESI oferece cursos de iniciação musical e camerata de cordas, visa promover a excelência, o acesso à música e sensibilidade estética e artística.

Serão 45 apresentações  gratuitas em 15 unidades do Sesi. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Auleum, que traz um conceito rico, conduzidos pelos exageros do rococó, apresenta composições de Johann Christian Bach e introduz o uso de instrumentos populares durante o século XIX, como o virginal e a viola de gamba.

A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

 

SERVIÇO

IV Mostra Sesi-SP de Música Erudita, no Teatro do Sesi Piracicaba, na avenida Luiz Ralf Benatti, 600, na VilL Industrial. Dias 30 e 31 de agosto, às 20h. Livre. Gratuito. Informações: (19) 3403-5900 Reservas antecipadas pelo www.sesisp.org.br/meu-sesi.

 

Da Redação